ORIENTAÇÃO

Confira o Guia das Eleições 2018 de O Diário

Eleições neste domingo vão das 8h às 17h. (Foto: Arquivo)
Eleições neste domingo vão das 8h às 17h. (Foto: Arquivo)

Entre 8 e 17 horas de hoje, 309.844 eleitores de Mogi das Cruzes deverão comparecer aos 897 locais de votação espalhados entre as áreas urbana e rural da Cidade para votar nos candidatos a deputado federal, estadual, dois senadores, governador do Estado e presidente da República.

Desse total, 146.339 (47%) são mulheres e 163.505 (53%) são homens. A maioria deles, 77.565 (25%), está na faixa etária entre 45 e 59 anos, enquanto outros 64.421 (21%) se encontram na faixa dos 35 a 44 anos; e 64.230 (21%), entre 25 e 34 anos.

O eleitorado mais jovem, com idades que vão de 16 a 24 anos, onde estão incluídos aqueles que irão votar pela primeira vez nestas eleições, soma 47.313 (15%).  Num outro extremo, com mais de 60 anos, aí incluídos aqueles para os quais o voto é facultativo, as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral apontam 56.315 eleitores, correspondentes a 18%  do total de votantes. Estão dispensadas de votar as pessoas que já ultrapassaram os 70 anos.

Entre os eleitores que deverão ir às urnas durante o dia de hoje, 150.443 (49%) possuem o ensino médio completo, 108.863 (35%) estudaram até o fundamental, enquanto  50.538 (16%) concluíram algum curso superior.

O eleitorado de Mogi está distribuído em três zonas eleitorais. Nas 401 seções da 287ª Zona Eleitoral, que abrange os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, Taiaçupeba e Quatinga, além de bairros como Mogilar e Vila Industrial, é onde vota o maior número de eleitores da Cidade. Os 76 locais de votação dessa região deverão receber  145.359 eleitores, correspondentes a 47% do contingente eleitoral mogiano.

A segunda maior quantidade de eleitores se concentra na área abrangida pela 74ª Zona Eleitoral, que inclui, além do Centro, bairros como Vila Oliveira, Vila Natal, Mogi Moderno, Alto do Ipiranga, Vila Rubens, Vila Lavínia, Jardim Ivete, entre outros. Nos 29 pontos de votação desta região, onde estão 298 seções eleitorais, deverão votar 97.901 eleitores, equivalentes a 32% do total de Mogi.

O menor contingente sob jurisdição da Justiça Eleitoral de Mogi  está vinculado à 319ª Zona Eleitoral. São, ao todo, 66.584 votantes, equivalentes a 21% do eleitorado de toda a Cidade, que deverão comparecer às 198 seções dos 105 locais de votação, espalhados pelos distritos de César de Souza e Sabaúna e bairros mais distantes, como Taboão, Chácaras Guanabara, Aruã, Beija-Flor, Botujuru, Jardim Margarida, Moralogia, Novo Horizonte, Jardim Bela Vista, entre outros.

Idosos
Em cada seção eleitoral, os mesários deem respeitar a preferência para votar de leitores com mais de 60 anos de idade, enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, obesos, mulheres grávidas ou lactantes e pessoas acompanhadas de criança de colo.

A preferência considera sempre a ordem de chegada na fila de votação, com exceção dos eleitores com mais de 80 anos, que dispões de prioridade sobre os demais. O voto é facultativo para eleitores com mais de 70 anos e também para os têm entre 16 e 17 anos e analfabetos.

Candidatos
Os futuros deputados estaduais e federais serão escolhidos pelo sistema proporcional e em lista aberta. O eleitor poderá votar em um candidato, na legenda ou partido político. O resultado final dependerá do total de votos válidos  e da votação obtida pelo partido ou coligação, que é caracterizada pela união oficializada de duas ou mais agremiações partidárias.

Para se chegar aos eleitos, no entanto, é feita uma série de cálculos.

Primeiramente, terá de ser encontrado o quociente eleitoral, uma espécie de nota de corte  do partido ou coligação para saber quantos candidatos elegeu.

O quociente é resultado da divisão  dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, pela quantidade de vagas da Casa Legislativa (Câmara Federal ou Assembleia Legislativa).

Assim, o quociente eleitoral para deputado federal é diferente  do índice alcançado para deputado estadual.

Feito isso, parte-se para a segunda etapa do cálculo, que é a obtenção de um índice próprio de cada partido ou coligação. É o chamado quociente partidário, representado pela relação entre a votação total de cada agremiação partidária, incluindo votos em legenda e a cada candidato individualmente, e o quociente eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, esse número indicará  as vagas obtidas, que serão distribuídas conforme classificação em ordem decrescente de votação dos candidatos.

Uma novidade foi imposta à eleição proporcional desde 2016. E desde então, ao contrário de pleitos anteriores, serão eleitos apenas os que obtiverem votação mínima, correspondente a pelo menos 10% do quociente eleitoral, conforme norma que foi introduzida pela Lei 13.165/2015, que entrou em vigor nas eleições municipais do ano seguinte à sua promulgação.

Em tese, essa  regra tem por objetivo diminuir o risco de um candidato com grande votação, o chamado “puxador de votos”, ajudar a eleger candidatos do mesmo partido  ou coligação, mesmo tendo recebido uma votação muito abaixo da média dos concorrentes e outras agremiações.

A ação impede que se beneficiem  e se elejam candidatos com votações pequenas, mas não anula totalmente a ação do “puxador” de votos, que pode beneficiar  outros que alcançam o mínimo de 10% do quociente eleitoral exigidos pela legislação.

As seções
Até o início do século passado, era comum a instalação de seções eleitorais em propriedades privadas, o que foi proibido em 1.965. Isso fez com que os moradores das zonas rurais estivessem mais longe dos locais de votação, abrindo espaço para que o transporte e a alimentação fossem fornecidas a eles por candidatos que buscavam se beneficiar. A prática, desde 1.974, é proibida.

Para não privar o eleitor que reside nessas localidades do exercício do voto, a Lei nº 6.091/1974 – regulamentada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 9.641/1974 – passou a prever o fornecimento de transporte e alimentação a eleitores em zonas rurais.

Permissão
Estão aptos a votar cidadãos que apresentam situação regular perante a Justiça Eleitoral, ou seja, não têm pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto. O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Para os jovens com idade entre 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

Não poderá votar nas eleições de outubro o cidadão que não tirou o título de eleitor nem regularizou sua situação perante a Justiça Eleitoral até 9 de maio. Também não pode votar o eleitor cujos dados não figurem no cadastro de eleitores da seção constante da urna. Está igualmente impedido de votar quem se encontre com o título cancelado. 

Justificativa
Quem não puder comparecer às eleições, tem o direito de justificar a ausência hoje mesmo apenas se estiver em outra cidade. Para isso, é necessário levar a qualquer local de votação o requerimento de justificativa preenchido, além de um documento de identificação com foto. A documentação deverá ser entregue pelo próprio eleitor, dentro do horário de votação, que vai das 8 às 17 horas. Desta maneira, a justificativa é automática, por comprovar a ausência na data.

Aquele que estiver em seu município mas não conseguir comparecer à votação terá até 60 dias para justificar. O prazo para a ausência no primeiro turno termina dia 6 de dezembro e, do segundo turno, em 27 de dezembro. Nesse caso, o Requerimento de Justificativa deverá ser enviado ao juiz de seu cartório eleitoral, junto à cópia do título de eleitor ou um documento de identidade oficial com foto e uma comprovação do motivo alegado. Outra possibilidade é anexar esses documentos no sistema Justifica, disponível no site do TRE.

Quem estiver no exterior no dia da eleição tem o prazo de 30 dias do retorno ao Brasil para apresentar a justificativa ao cartório ou no sistema Justifica. O requerimento de justificativa pode ser obtido pelo site bit.ly/1ntGLhp, enquanto o endereço do sistema Justificativa é o bit.ly/2Rrumvj.

Mogi tem mais de 309 mil eleitores

Em Mogi das Cruzes, 309,8 mil cidadãos estão aptos a votar nas eleições de hoje. Para isso, é necessário que o eleitor fique atento e não esqueça de itens imprescindíveis para exercer seu direito. Portanto, o documento com foto é indispensável, até mesmo para aqueles que fizeram o cadastro da identificação biométrica, caso o sistema registre algum problema técnico. É importante ainda levar uma cola, já que desta vez serão escolhidos seis candidatos, todos por seus devidos números.

A escolha para deputado federal, com quatro dígitos, é a que dá início à votação. A partir de então, aparecerão na tela a foto, o número, o nome e o partido do candidato. Caso algo tenha sido digitado errado, é possível corrigir com a tecla laranja, recomeçando a operação. Ao fazer a escolha desejada – que deve ser de um postulante de seu estado –  basta pressionar o botão verde e confirmar.

Na sequência, a escolha é para deputado estadual, com cinco dígitos. É possível ainda votar na legenda, digitando apenas os dois números que representam o partido. Desta vez, será necessário escolher dois candidatos a senador, sendo que ambos precisam ser do estado em que o título do eleitor está registrado. Para este cargo, são três dígitos.

O governador é a penúltima escolha a ser feita, tendo apenas dois números. Também com dois dígitos, o último voto dado é para o Presidente. Após a conferência, basta pressionar a tecla verde. Quando isso acontecer, a urna apitará duas vezes, mostrando no visor a palavra ‘Fim’, que indica o término da votação.

É possível recortar na capa desta edição um modelo da cola eleitoral, onde o eleitor pode anotar todos os números dos candidatos escolhidos.

Compra de voto é crime!

Mesmo que o cidadão não aceite, a compra de voto é crime eleitoral, podendo levar à prisão e implicar a perda do registro da candidatura ou do diploma do candidato eleito. Receber algo em troca pelo voto pode levar o eleitor a cumprir pena de reclusão de até quatro anos. No dia da eleição, a boca de urna também é proibida e, por isso, não é permitido a distribuição de material eleitoral próximo aos locais de votação.

Para impedir que esses problemas aconteçam, em Mogi das Cruzes os trabalhos ficarão por conta da Justiça Eleitoral, policias Civil e Militar, além do efetivo da Guarda Municipal, que ficam em serviço até a noite de hoje. A fiscalização deverá ser rigorosa, pensando também na logística e no transporte das urnas, que serão levadas da sede dos cartórios até os locais de votação.

Apuração
Com início às 8 horas, as eleições vão até as 17 horas de horas. Ao final da votação, os arquivos com os resultados são encaminhados ao Cartório Eleitoral, localizado na Rua Francisco Franco. De lá, são transmitidos todos os votos para os cargos de deputados federal e estadual, senador e governador ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e os votos para presidente são enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esquema policial

O esquema de segurança das eleições reúne as polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal em Mogi das Cruzes e na Região do Alto Tietê para a “manutenção da lei e da ordem pública”, como disseram as autoridades, ontem, a O Diário. Segundo ressaltaram, cada órgão cuidará de tarefas determinadas que vão das escoltas das urnas, passando pela proteção das zonas eleitorais, de magistrados, da comunidade e ao local de votação, em Mogi, no prédio II, da Prefeitura Municipal, na Rua Francisco Franco, no Centro – antigo campus da Universidade Braz Cubas, e nas outras Cidades indicadas. “O policiamento normal acontecerá independente ao das eleições”, afirma o tenente-coronel Ary Kamiyama, comandante do 17º BPM/M, cuja área engloba os municípios de Mogi, Guararema, Salesópolis e Biritiba  Mirim.

O secretário Municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, disse que “a GM cuidará da guarda das urnas e locais de votação nas 46 escolas municipais com pleito de votação eleitoral. O trabalho começou ontem e perdurará até o final das eleições. Depois, a Guarda Municipal ainda irá fazer a escolta das urnas até o local de apuração”.

Ele analisa que as eleições transcorrerão sem problemas, diferentemente do que acontece quando são municipais.”As manifestações partidárias foram realizadas e não houve qualquer incidente, e assim, acontecerá durante a votação. Aliás, já está previsto a divulgação do resultado em Mogi, por volta das 19 horas, de hoje”.

O delegado Júlio Vaz Ferreira Neto, assistente da Seccional de Mogi, é da mesma opinião. “Até o momento não foi captado nenhum indicador que possa alterar o quadro”, mas  ressalta que por prevenção “serão mantidas abertas todas as delegacias territoriais da Região e com reforço nos plantões de atendimento ao público”. Explicou ainda que haverá delegados eleitorais em cada zona de votação, como já ocorreu nas eleições municipais. “Eles terão contado direto com os juízes ”, destacou. A Polícia civil  também dará segurança dos magistrados. O trabalho será supervisionado pelo seccional Jair Barbosa Ortiz.

O comandante Ari Kamiyama frisou que “a Polícia Militar através do 17º Batalhão está empenhado em garantir a segurança das pessoas durante o pleito eleitoral. Está empenhada também em garantir a manutenção da ordem pública e garantir o exercício da democracia pelo voto”.

Ontem, coube à PM manter a guarda das urnas no período noturno nas escolas estaduais e particulares, além do seu deslocamento do cartório eleitoral até a distribuição nos estabelecimentos de ensino.

Hoje, Kamiyama esclarece que “o policiamento em todas as zonas e na apuração contará com apoio de 20 policiais de São Paulo e do CPAM-12.”Serão empregados 500 homens”, conclui o oficial.

 

Candidatos a Presidente
Candidato Partido Número
Alvaro Dias Podemos 19
Cabo Daciolo Patriota 51
Ciro Gomes PDT 12
Eymael DC 27
Fernando Haddad PT 13
Geraldo Alckmin PSDB 45
Guilherme Boulos PSOL 50
Henrique Meirelles MDB 15
Jair Bolsonaro PSL 17
João Amoêdo Novo 30
João Goulart Filho PPL 54
Marina Silva Rede 18
Vera PSTU 16

 

Candidatos a Governador de São Paulo
Candidato Partido Número
João Doria PSDB 45
Lilian Miranda PCO 29
Luiz Marinho PT 13
Major Costa e Silva DC 27
Marcelo Candido PDT 12
Márcio França PSB 40
Paulo Skaf MDB 15
Professor Claudio Fernando PMN 33
Professora Lisete PSOL 50
Rodrigo Tavares PRTB 28
Rogerio Chequer Novo 30
Toninho Ferreira PSTU 16

 

Candidatos a Senador em São Paulo
Candidato Partido Número
Antonio Neto PDT 123
Cidinha MDB 155
Diogo da Luz Novo 300
Dra. Eliana Ferreira PSTU 161
Eduardo Suplicy PT 131
Educador Daniel Cara PSOL 505
Jair Andreoni PRTB 281
Jilmar Tatto PT 123
Kaled DC 277
Major Olimpio PSL 177
Mancha PSTU 160
Mara Gabrilli PSDB 457
Marcelo Barbieri PSDB 151
Mario Covas Neto Podemos 191
Maurren Maggi PSB 400
Moira Lázaro Rede 180
Nivaldo Orlandi PCO 290
Pedro Henrique de Cristo Rede 188
Professora Silvia Ferraro PSOL 500
Ricardo Tripoli PSDB 450

Endereço dos locais de votação

74ª ZONA ELEITORAL

SEÇÕES – 01*, 02, 03, 04, 05, 06, 125, 157, 165, 178*, 188, 193, 223, 237, 246, 272 e 287
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
Av. Cândido Xavier Almeida e Souza , nº 200 – Centro – 4798-7000

SEÇÕES – 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 122 e 276*
E.E. APRIGIO DE OLIVEIRA
R. Senador Dantas , nº 1000, Centro – 4799-5225

SEÇÕES -15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 121, 128, 131, 148, 156, 160,
200*, 218, 224, 238, 245, 264, 273 e 291
E.E. DR. WASHINGTON LUIS
R. Dom Antonio Cândido Alvarenga , nº 511, Centro – 4799-3699

SEÇÕES – 24*, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37,126, 135, 154 e 177*
E.E. PROF. CAMILO FAUSTINO DE MELLO
R. Elisa Dasambiágio, nº 209, Socorro – 4796-5250

SEÇÕES – 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44 e 137*
E.M. PROF. RODOLPHO MEHLMANN
R. José Moura Rezende , nº 200 , Vl. Natal – 4796-1954

SEÇÕES – 45*, 46, 47, 48, 152, 164 , 174*, 216, 244, 282 e 299
E.E. VER. NARCISO YAGUE GUIMARÃES
R. Desidério Jorge , s/nº, Vl. Natal – 4796-2779

SEÇÕES – 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 123, 139, 147, 159, 208* , 217 e 280
E.E. PROFª. ENEDINA GOMES DE FREITAS
R. Jugurta Lourival Glória , nº 62, Jd. Camila – 4796-1428

SEÇÕES -56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 209*, 214, 227 e 242
E.E. PROF. FIRMINO LADEIRA
Av. Brasil , nº 840, M. Moderno – 4799-4551

SEÇÕES -70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 158, 184, 210*, 220 e 232
E.M. PROFª. CÉLIA PINHEIRO FRANCO
Av. Presidente Getulio Vargas , nº 328, M. Moderno – 4799-5275

SEÇÕES – 80*, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 127, 163, 180*, 183, 197, 202*, 235,
243, 248, 257 e 261*
COLÉGIO GUTENBERG
R. Eugênio Motta, nº 233, Centro – 4795-9902

SEÇÕES – 87*, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 138, 162 e 176*
CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens
e Adultos (antiga Jovita Franco Arouche)
Av. Governador Adhemar de Barros , s/nº, Vl. Rubens – 4724-9120

SEÇÕES – 96*, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109,
110, 124, 133, 134 e 181*, 233, 234*,252, 270 e 285
E.E. PEDRO MALOZZE
Av. Maria Osório do Valle , nº 650, A. Ipiranga – 4727-5400

SEÇÕES – 119,140, 149, 161, 185, 190, 203*, 215, 225, 240 e 247
E.E. PROF. ILSON GOMES
R. Isolina Bonise , nº 111 – Cj. Alvaro Bovolenta, Jd. Ivete – 4796-5509

SEÇÕES -120, 167, 192, 204* e 229
E.E MAESTRO ANTONIO MÁRMORA FILHO
R. Dr. Jair Rocha Batalha, s/nº, Caputera – 4796-3312

SEÇÕES -143, 144, 150, 166, 187, 194, 266*, 267 e 297
E.M. ANTONIO NACIF SALEMI
R. Maria Osório do Vale, nº 271, A. Ipiranga – 4724-1791

SEÇÕES – 130, 142, 146, 168, 198 e 212*
E.M. PROFª. MARIA COLOMBA C. RODRIGUES
R. Laurentino Alves dos Santos, nº 188, Vl. Natal – 4796-0632/ 4799-0404

SEÇÕES – 78, 79, 117*, 132, 173 e 239
E.M. PROFª. MATHILDE PIRES C. MASCI
Av. Pres. Getulio Vargas, nº 47, São João – 4796-0772

SEÇÕES – 111*, 112, 113, 114, 115, 116, 141,145, 151, 153, 169, 172, 179*, 195, 207*, 219,
226, 236, 241, 251 e 281
CEMPRE BENEDITO FERREIRA LOPES
R. Profª. Alice Thereza C. G. da Silva, s/nº, Vl. Lavinia – 4723-4530/ 4723-4632

SEÇÕES – 118, 129, 136, 155, 186, 196, 211*, 249 e 284
E.M. PROF. EULALIO GRUPPI
R. Ismael da Silva Melo, 559, M. Moderno – 4796-5656

SEÇÕES -175, 205*, 222 e 265
E.E. PROFª. ADELAIDE MARIA DE BARROS
Av. Engenheiro Miguel Gemma, s/nº, Cj. Toyama – 4799-2383

SEÇÕES – 171, 189, 199, 201*, 230, 269, 289 e 298
E.M. CORONEL ALMEIDA
R. Paulo Frontin, nº 240, Centro – 4799-5561

SEÇÕES -170, 206*, 228, 250 e 293
E.M. PROFª. ANA LUCIA FERREIRA DE SOUZA
R Elias Nobre, nº 81, Vl. Rachel – 4726-5697/ 4726-0496

SEÇÕES -255, 260*, 274, 288 e 295
E.M. PROFª. IVETE CHUERY VIEIRA T. VICCO
R. Kikutaro Suzuki, s/nº, Jd. Ivete – 4738-1515

SEÇÕES -254, 258*, 271 e 283
E.M. PROFª. MARIA JOSE TENORIO DE A. SILVA
Av. José Glicério de Mello, 1462, Jd. Camila – 4726-6146

SEÇÕES -182, 191, 213*, 221, 231, 253, 268, 277 e 292
COLÉGIO SABER
Av. Francisco Assis Monteiro de Castro, nº 707, Vl. Oliveira – 4796-2459

SEÇÕES -256, 259*, 275 e 290
E.E. PROFª. IRENE CAPORALI DE SOUZA
R. Dr. Jair Rocha Batalha, s/nº, Caputera – 4798-2740

SEÇÕES -262* e 263
COLÉGIO RAÍZES
R. Gustavo Vieira de Lima, nº 139, Vl. Rubens – 4735-1505

SEÇÕES -278*, 279 e 294
E.M. PROFª. HELIANA MAFRA MACHADO DE CASTRO
R. Tomaz Dominguez, nº 210, Pq. Santana – 4727-6633

SEÇÕES -296
E.M. PROF. DEMERVAL AROUCA
R. Jaime Ângelo Nogueira, nº 30, Jd. Ivete – 4724-9906

287ª ZONA ELEITORAL

SEÇÕES – 1 a 13, 192, 209, 216, 239, 251*, 270, 290, 300, 326, 330, 339 e 388
E.E. GALDINO PINHEIRO FRANCO
R. Schwartzmann, s/nº – Braz Cubas – 4727-3925

SEÇÕES – 17 a 22, 115, 134*, 145, 314 e 338
E.E. PROF. CLAUDIO ABRAHÃO
R. Dr. João Antonio R. de Moraes, 100 – Vl. Jundiaí – 4727-3160/ 4721-6113

SEÇÕES -23* a 28, 124 , 141, 158 e 163
E.E. PROFª. HELENA URBANO NAGIB
R. Paulo Leite de Siqueira, 578 – Vl. Cintra – 4727-3866/ 4722-5744

SEÇÕES – 29 a 40, 118, 125, 133 e 140*
E.E. PROFª. LAURINDA CARDOSO MELO FREIRE
R. Felipe Camarão, 221 – Jardim Universo – 4721-6103/ 4727-4325

SEÇÕES – 41, 42, 43*, 44, 45, 116, 126, 135, 136, 148 e 152
E.E. FREI THIMOTEO VAN DEN BROECK
R. Maria Diana Freire Mármora, s/nº- Jd Esperança – 4727-1701

SEÇÕES – 46 a 53, 123, 147, 151*, 311 e 328
E.E. PROF. PAULO FERRARI MASSARO
R. Alexandre Andreotti, 400 – Jundiapeba – 4727-1792

SEÇÕES – 54, 55*, 56, 57, 58, 143, 153 e 160
E.E. PROFª. MARIA ISABEL DOS SANTOS MELLO
Av. Pres. Altino Arantes, 100 – Jundiapeba – 4727-4350

SEÇÕES – 59, 60, 61, 131, 137, 138, 186*, 315 e 383
E.E. PROFª. JOSEPHINA NAJAR HERNANDEZ
R. Pedro Paulo dos Santos, 2475 – Jundiapeba – 4727-3649/ 4191-2172

SEÇÕES – 62 a 65, 120, 142, 169, 203, 232, 249, 272, 292*, 296 e 312
E.E. PROFª. LUCINDA BASTOS
R. São Jorge, 50 – Conj. Santo Ângelo – Jundiapeba – 4727-1922/ 4721-6118

SEÇÕES – 66 e 181
HOSP. DR. ARNALDO PEZZUTI CAVALCANTI
Rod. Cândido do R. Chaves – KM 3,5 -Jundiapeba – 4723-9800/ 4723-9945

SEÇÕES – 67, 68, 69, 180, 277* e 304
CENTRO EDUCACIONAL SESI – 113
R.Rômulo Brito, 281-V. Industrial – 4791-3679

SEÇÕES – 70 a 75, 179, (246* agr.), 255* e 309
E.E. LEONOR DE OLIVEIRA MELLO
R. Joaquina Maria de Jesus, 641 – Mogilar – 4790-1922

SEÇÕES – 76, 77, 78, 79, 80*, 122, 195, 215, 262, 303, 363, 377, 387 e 399
E.E. FRANCISCO FERREIRA LOPES
R. Dr. Deodato Wertheimer, 426 – Mogilar – 4790-3914

SEÇÕES – 81 a 88, 121, 185, 252*, 301 e 322
E.E. DR. DEODATO WERTHEIMER
R. Eng. Gualberto, 150 – Vl. Industrial – 4791-2300

SEÇÕES – 89, 90, 184 e 359*
E.E. DR. ARLINDO AQUINO DE OLIVEIRA
Rod. Francisco R. Nogueira – km 11 – Vl. Moraes – 4792-2611

SEÇÕES – 91, 92, 93, 129, 178, 235, 276 e 307
E.E. PROF. BENEDITO BORGES VIEIRA
Rod. Francisco R. Nogueira, km 08 – Vl. Moraes – 4796-2833/ 4726-8579

SEÇÕES – 94, 95, 150, 177, 210, 234, 257*, 284, 306 e 335
E.E. JARDIM SANTOS DUMONT I
R. Com. Koheiji Adachi, s/nº – Jd. Stos Dumont I – 4721-1854/ 4729-4554

SEÇÕES – 96*, 97 a 101 e 259
E.E. GABRIEL PEREIRA
R. Jother Santos Pinto, 38 – Vila da Prata – 4796-3581/ 4726-8558

SEÇÕES – 102 a 105, 130, 154, 176 e 317*
E.E. PROF. JOÃO CARDOSO DOS SANTOS
R. Thiago Silvestre Furtado, s/nº- Biritiba Ussu – 4792-1188

SEÇÕES – 106, 107, 108, 109, 132, 175, 214* e 308
E.E. BENEDITO DE SOUZA LIMA
R. Guararema, 138 – Taiaçupeba – 4724-0416

SEÇÕES – 110, 111, 144, 182* e 325
E.E. AMÉRICO SUGAI
Est. Mogi Quatinga, km 23 – Pindorama – 4722-1034

SEÇÕES – 112 , 113, 189, 266* e 316
E.E. VER. TADAO SAKAI
R. Antônio Rosendo de Lima, 315 – Quatinga – 4722-1281/4721-7300

SEÇÕES – 117, 149, 188* e 394
E.E. PROFª. SUELI DE OLIVEIRA SILVA MARTINS
R. Monte Carmelo, 110 – Pq Morumbi – 4796-1020/4796-8326

SEÇÕES – 127, 128, 139*, 157, 167, 193, 237 e 313
E.M. PROFª. MARIA LUIZA MENEZES FONSECA
R. Sussumu Mori, 40 – Braz Cubas – 4722-9372

SEÇÕES – 14, 15, 16, 114, 119, 146, 159, 166, 170, 187, 287, 310, (378* agr.),
380, 386 e 396
CENTRO EDUCACIONAL SESI – 413
Rua Valmet, 171 – Jd Universo – 4727-2023

SEÇÕES – 155 ,161, 162, 164,168, 224, 244, 247, 265, 271, 281, 285, 298,
305, 321 e 379
E.E. PROF. CID BOUCAULT
R. Profª. Lucinda Bastos,1250 – Jundiapeba – 4721-6101

SEÇÕES – 156, 165, 171, 183, 227, 289*, 302, 323, 332, 340, 384 e 393
E.E. PROFª. ISABEL FERREIRA DA SILVA
R. José Benedito dos Santos, 187 -Vl. Brasileira – 4722-9374

SEÇÕES – 172, 174, 194, 202, 205, 212, 220, 223, 233, 240 e 293*
E.E. HISTORIADOR ISAAC GRINBERG
R. Fernando Namura, 120 – Jd. Sta. Tereza – 4794-5055

SEÇÕES – 190, 204, 218, 242, 261, 288, 331, 350, 365 e 373*
E.M. PROFª. MARIA APARECIDA DE FARIA
R. João Antônio R. de Moraes, 85 – Vl .Jundiai – 4794-3967/4723-2100

SEÇÕES – 200, 238, 275* e 349
E.M. LEOPOLDINO CARDOSO DE MORAES
R. Thiago S. Furtado,151 – Biritiba Ussu – 4761-0123/ 4792-1743

SEÇÕES -197, 208, 222, 260, 291*, 297 e 334
E.M. PROF. MARIO PORTES
Av. Pedro Paulo dos Santos, 2251 – Jundiapeba – 4721-2156/ 4738-2258

SEÇÕES – 199*, 236, 274, 352, 381 e 403
E.M. AFONSO CAPORALLI FILHO
R. Sebastião M. Miguel, 42 – Conj.Res.Cocuera – 4725-7111/4725-0018

SEÇÕES – 198, 245, 327*, 361 e 400
E.M. DR. ISIDORO BOUCAULT
Av. José Aires Gama, 25 – Vl. Prata – 4726-6371/ 4726-6137

SEÇÕES – 207, 217, 278*, 318 e 375
E.M. PROF. SERGIO HUGO PINHEIRO
R. Georgina S. de Souza, 195 – Pq. Nove de Julho – 4722-1479/4722-1719

SEÇÕES – 173, 191, 196, 206, 213, 219, 231*, 250, 299, 341, 353, 360 e 367
E.E. PROFª. VANIA APARECIDA CASSARÁ
R. João de Souza Franco, 350 – Jundiapeba – 4738-4114

SEÇÕES – 229*, 280, 336, 362, 371, 382 e 385
E.M. PROF. JOÃO GUALBERTO MAFRA MACHADO
Av. Nito Sona, 2175 – Jundiapeba – 4738-1616

SEÇÕES – 228, (253* agr.), 268*, e 354
E.M. PROF. LÁZARO GONÇALVES TEIXEIRA
Rua Prof. José Veiga, 190 – Cj. São Sebastião – 4725-7124

SEÇÕES – 226, 258, (294* agr.), 320 e 374*
E.M. PROFª. CECILIA SOUZA LIMA VIANNA
R. Avelino Nunes de Souza, 235 – Taiaçupeba – 4724-4317/4724-0761

SEÇÕES – 225*, 241, (254* agr.), 263 e 279
E.M. PROFª. VANDA CONSTANTINO DA COSTA
R. Guttermann, 55 – Braz Cubas – 4727-7111/4724-1323

SEÇÕES – 201, 211, 221*, 230, 256, 269, 283, 366 e 376
E.M. PROFª. DORACY BAPTISTA DE C. PEREIRA
R. Geraldo Gomes Loureiro, 449 – Vl. Brasileira – 4727-5083/ 4721-6102

SEÇÕES – 243, 248, 264*, 267, 273, 282, 286, 295, 319, 324, 329, 333 e 337
E.E. PROF. PAULO DE OLIVEIRA MELLO
R. Kazumo Sumizono, 1226 -Jd. Sta.Tereza – 4727-2553

SEÇÕES – 346, 356*, 358 e 368
E.M. WALDIR PAIVA DE OLIVEIRA FREITAS
R. Guttermann, 151 – Braz Cubas – 4794-7722/ 4729-4780

SEÇÕES – 347, 351,355*, 357, 364, 369 e 372
E.M. LOURDES MARIA PRADO AGUIAR
R. Mathatias Nogueira Novaes, 10 -Jd. Esperança – 4727-1129

SEÇÕES – 348, 370 e 395
E.M. JOÃO ANTONIO BATALHA
Estrada Municipal, 118 – Jundiapeba – 4727-2227

SEÇÕES – 390, 392, 397, 401 e (405 agr.)
CEMPRE DRª. RUTH CARDOSO
Travessa Dois, 28 – Jd. Layr – 4723 2161 / 4727 5378

SEÇÕES – 391
EM PROFª TERESA MARTINS PINHAL
R. José Galdino de Castro, 252 – Vl. Jundiaí – 4794 3716 / 4721 2995

SEÇÕES – 389, 398 ,402 e 404
EM DR. ÁLVARO DE CAMPOS CARNEIRO
R. Pedro Paulo dos Santos, 855 – N. Jundiapeba – 4722 7965 / 4738 4920

319ª ZONA ELEITORAL

SEÇÕES – 41, 42, 43, 83, 140* e 148*
E.E. PROF. IRACEMA BRASIL DE SIQUEIRA
Rua Manoel Margarido,41 – Ponte Grande – 4790-3648

SEÇÕES – 44, 45, 46, 47, 84, 92, 113, 126,138, 147 e 168*
E.E. PROFª. Mª RODRIGUES GONÇALVES
R. Pedro Alvares Cabral, s/nº – Rodeio – 4790-2075

SEÇÕES – 48, 96, 159 e 282*
E.E. PROF. JOSÉ AYUMAR G. MIRANDA
Est. Taboão Lambari, 1010, Km 28 – Itapeti – 4727-5410

SEÇÕES – 49, 115*, 182 e 313
E.M. PROFª. WILMA DE ALMEIDA RODRIGUES
Est. Taboão Lambari, s/nº, Km 18 – Taboão – 4727-7570

SEÇÕES – 50, 51,52, 79, 111, 129, 146, 171, 185, 209, 248, 263 e 300*
E.E. FRANCISCO DE SOUZA MELLO
Rua Aurora, 180 – Botujuru – 4761-6307

SEÇÕES – 53, 54, 55, 100, 154, 208 e 257*
E.E. PROF. ARISTOTELES DE ANDRADE
R. Antonio Alabarce Lopes, s/nº, – Sabauna – 4761-9166

SEÇÕES – 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 82, 99, 139 e 153*
E.E. SEBASTIÃO DE CASTRO
Av. Ricieri José Marcatto, 600 – Cesar de Souza – 4761-8425

SEÇÕES – 63, 64, 65, 66, 114, 152, 173, 184 e 198*
E.E. DR. PROF. RUBENS MERCADANTE DE LIMA
R. João Mariano de Paula, 473 – Cesar de Souza – 4761-7798

SEÇÕES – 214, 235*, 240, 268, 302, 315, 327, 335 e 343
E.E. DAGOBERTO JOSÉ MACHADO (CDHU)
Rua Antônio Boz Vidal, s/nº – Jardim Bela Vista – 4739-3310

SEÇÕES – 188, 203, 205, 224, 236*, 243, 260, 269 e 305
E.M. PROFª. NOEMIA REAL FIDALGO
Av. Ezelino da Cunha da Glória, 285 – Rodeio – 4699-1050

SEÇÕES – 217* e 293
E.M. ANTONIO PEDRO RIBEIRO
Est. Mun. Itapeti/Lambari, 9099 – Moralogia – 4790-6100

SEÇÕES – 255, 261, 278*, 290, 312, 325 e 330
E.M. PROFª. IRACEMA BRASIL DE SIQUEIRA
Av. Ricieri José Marcatto, 686 – Cezar de Souza – 4792-7625

SEÇÕES – 271*, 285, 317, 334 e 344
E.M. DES. ARMINDO FREIRE MARMORA
Rua Aloisio de Azevedo, 109 – Jd. das Bandeiras – 4792-7797

SEÇÕES – 272*, 287 e 341
E.M. DR. MILTON CRUZ
Rua Antenor Souza Mello, 116 – Jardim Maricá – 4790-4632

SEÇÕES – 273*, 286 e 319
E.E. EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI
Rua Laura, 15 – Jardim Margarida – 4645-7836

SEÇÕES – 176, 197, 225*, 253, 279, 308, 323, 332 E 340
COLÉGIO ARUÃ
Av. Pres. General Dutra, 777 – Cond. Aruã – 4795-1852

SEÇÕES – 191, 229*, 241 e 318
E.E. ALZIRA FERNANDES SCUNGISQUI
Rua Joaquim Rama Forte, 115 – Jd. Aracy – 4790-2262

SEÇÕES – 189, 213*, 242, 270, 309, 326 e 336
CEMPRE PROF. JOSÉ LIMONGI SOBRINHO
Rua Felipe Sawaya, 500 – Botujuru – 4727-1518

SEÇÕES – 190, 206, 227*, 244, 266, 310 e 342
E.M. PROFª. CYNIRA OLIVEIRA DE CASTRO
Rua Antonio Máximo, 301 – Vila Suissa – 4792-2871

SEÇÕES – 186, 204, 218, 245, 259, 265, 283* e 296
E.M. PROF. GUIOMAR PINHEIRO FRANCO
Rua Maria Giacco Ramos, 199 – Jd. São Pedro – 4739-3141

SEÇÕES – 36, 37, 38, 39, 40, 81, 93, 149, 187, 219*, 246 e 280
E.M. MONTEIRO LOBATO
R. Abel José da Silva, 305 – Ponte Grande – 4790-4601

SEÇÕES – 193, 230*, 298 e 339
E.M. PROF. HELIO DOS SANTOS NEVES
Rua Mauricio José de Oliveira, 365 – Res. Novo Horizonte – 4755-5012

SEÇÕES – 67, 68, 69*, 70, 71, 85 e 102
CENTRO EDUCACIONAL SESI – 365
Av. João XXIII, 3050 – Cezar de Souza – 4761-6095

SEÇÕES – 72, 73, 74, 75, 101, 151, 196, 281* e 311
E.E. DR. SENTARO TAKAOKA
Est. Mogi-Salesópolis, Km 08 – Cocuera – 4792-2244

SEÇÕES – 110* e 294
EMEF. BENEDITO PEREIRA DE PAULA
Est. do Beija Flor, Km 13 – Serra do Itapeti – 4722-4166

SEÇÕES – 118, 122, 136, 177, 228*, 262 e 314
E.M. PROFª. CLEONICE FELICIANO
Rua Guaratinga, 400 – Jd. Piatã – 4699-9100

SEÇÕES – 119, 120, 123, 130, 137* e 170
E.M. PROFª. SÔNIA BRASIL DE SIQUEIRA
ANDREUCCI
Rua Fátima, 62 – Jd. Margarida – 4645-2319

SEÇÕES – 124, 125, 142, 169, 183, 202, 207, 226, 237* e 250
E.E. PROFª. DORA PERETTI DE OLIVEIRA
Rua Libero Badaró, 08 – Jd. Cinthia – 4761-6566

SEÇÕES – 128, 174* e 291
E.M. PROFª. CENIRA ARAUJO PEREIRA
Rua São Paulo, 250 – Ch. Guanabara – 4695-2233

Deixe seu comentário