ARTIGO

Conheça as vantagens do frete grátis e saiba como usar!

O que é mais atrativo: fazer uma compra onde você pagará R$ 100,00 em produtos e terá frete grátis ou pagar R$ 80,00 em produtos e mais R$ 20,00 de frete? Em ambos os casos, o valor sairá o mesmo, mas a expressão “frete grátis” passa para o cliente uma mensagem de que ele está diante de uma oportunidade e a compra se mostra bastante vantajosa. Percebe a força psicológica que ela tem?

O frete grátis é ótimo para aumentar as taxas de conversão de vendas, mas você não precisa deixá-lo no ar o tempo todo e nem isentar a taxa de frete em todas as compras. É preciso avaliar o que é estrategicamente vantajoso para você e sua empresa.

Vamos falar sobre alguns modelos de estratégias que você pode adotar em seu e-commerce:

– Frete grátis a partir de um valor mínimo: definir um valor mínimo de compra para o cliente alcançar para se isentar do valor do frete, isso incentiva o consumidor a colocar mais produtos no carrinho para atingir essa quantia mínima;

– Frete grátis em alguns produtos: você pode optar por isentar o valor do frete em alguns produtos da sua loja virtual, de preferência aqueles que possuem maior margem de lucro;

– Frete grátis para uma determinada região: você pode conceder esse benefício a uma região determinada. Vale a pena explorar os dados dos seus clientes para ver aonde está a maior parte do seu público e investir lá;

– Frete grátis em ações promocionais: aproveite para fazer campanhas de frete grátis em datas sazonais, assim, você pode usar essa estratégia como um diferencial competitivo, conquistando mais clientes;

– Frete grátis para incentivar conversão: dê o benefício para o potencial cliente que ainda não realizou nenhuma compra, para quem respondeu uma pesquisa da loja ou após preencher um formulário (e você ainda ganha os dados dele para futuras campanhas de marketing).

Independentemente do modelo que você escolher, o importante é ter consciência de que qualquer estratégia de marketing deve ser muito bem divulgada para que atinja o seu público-alvo e a campanha traga resultados positivos.

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.