ARTIGO

Conheça o dropshipping

Felipe Martins

Já ouvi falar em dropshipping? É uma técnica de gerenciamento logístico que consiste em intermediar a venda de produtos, sem precisar ter estoque físico, sem se preocupar com envio e sem investir um grande capital para abrir o empreendimento. Em outras palavras, a empresa vende o produto, mas deixa o estoque e a entrega por conta do fornecedor.

Funciona assim: o comerciante seleciona produtos dos fornecedores parceiros e expõe em seu e-commerce. Ao vender o produto, os dados e o pedido são enviados ao fornecedor que, por sua vez, envia o item para o cliente em nome da loja intermediária. Em caso de devolução, todo o processo de retorno fica por conta do fornecedor (menos a parte de entrar em contato com o cliente).

É um modelo interessante para quem está começando um negócio virtual e não possui muita verba. Como não exige inicialmente um estoque de produtos, nem local para armazenamento e você não cuida da embalagem e entrega, é possível começar um comércio nessa área com menos dinheiro (comparado ao modelo de negócio tradicional).

Como sua empresa não exige ter fisicamente os produtos, tem a comodidade de você poder trabalhar quando e de onde quiser – esse processo é facilitado. É preciso acompanhar os números para gerar as vendas e, após a compra, você terá que controlar apenas a entrega. Tudo isso são ações que podem ser realizadas de forma online.

Seu e-commerce será como uma vitrine, onde haverá diversos produtos expostos. Como não se lida com estoque, é possível oferecer um maior catálogo de produtos para o cliente e ir adaptando-o conforme a necessidade. Você pode realizar testes para ver o que vende mais e ir mudando seu catálogo para atrair mais clientes.

O artigo tem o propósito de ajudar a tirar seu negócio do papel – ou ajudar a impulsioná-lo. Procure parceiros, estruture sua loja, invista em uma plataforma de e-commerce profissional que ofereça boa experiência, em um atendimento ao cliente humanizado e em estratégias de marketing. Isso não garante o sucesso da loja, mas é o caminho para conquistá-lo.

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.