ARTIGO

Conhecendo a jornada do cliente

Felipe Martins

A jornada do cliente é o caminho que ele percorre desde o momento em que descobre uma necessidade até a efetivação da compra. Durante esse tempo, o consumidor vai amadurecendo o seu conhecimento a respeito tanto do produto como da empresa.

Em cima dessa jornada, serão criadas estratégias de marketing mostrando relevância e utilidade do produto até chegar na explicação do porquê a sua empresa é a melhor opção. Assim, você impulsionará o tráfego qualificado, conversões e vendas.

Iniciamos com o aprendizado e a descoberta, pois o cliente nem sempre está em busca do que você está oferecendo. É o momento onde você fará ações para mostrar que ele possui interesses escondidos dentro dele e fazê-lo aflorar isso.

Depois, tem o reconhecimento da necessidade, quando o consumidor está se convencendo de que precisa suprir essa necessidade criada. Vale a pena priorizar aqueles conteúdos que ofereçam possíveis soluções.

Logo, vem a consideração da solução, pois se o usuário chegou aqui, é porque ele já tem plena consciência da sua necessidade e deve ter em mãos algumas possíveis soluções. Está na hora de aprofundar um pouco mais o assunto com material mais específico e com abordagem mais detalhada.

Chegamos na decisão de compra, pois o foco era a informação oferecida para atender as necessidades do usuário, agora, passou a ser a empresa. É preciso mostrar que sua empresa possui a melhor solução, por isso é a parceira ideal do cliente. Seu conteúdo deve passar segurança e credibilidade.

A jornada nunca tem fim! O pós-venda é uma parte muito importante para conquistar o cliente e fidelizá-lo.

Felipe Martins é especialista em negócios digitais e e-commerce. Há 22 anos ajuda milhares de empresas a iniciarem na internet lucrando, juntas, + de R$1 Bilhão (@felipemartinspro)


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