NESTE DOMINGO

Coral do Carmo comemora 34 anos com uma apresentação no altar da Igreja da Ordem Primeira

PERFORMANCE Coralistas se apresentam ao som do piano de Carlos Eduardo Zappili Albertini, também fundador do coral. (Foto: divulgação)
PERFORMANCE Coralistas se apresentam ao som do piano de Carlos Eduardo Zappili Albertini, também fundador do coral. (Foto: divulgação)

O Coral do Carmo de Mogi das Cruzes festeja 34 anos de atividades, neste domingo, com um concerto especial. Será às 20 horas no altar da Igreja da Ordem Primeira do Carmo, com ingresso gratuito. O evento, que terá como maestro convidado Marcos Thadeu, é comandado pelo pianista e professor Carlos Eduardo Zappili Albertini, fundador do coral.

Nos 34 anos de atividades ininterruptas, o Coral do Carmo tem contribuído para a difusão da música coral nos variados estilos e promovido o desenvolvimento artístico de seus integrantes, conforme detalha o regente titular Guilherme Wassilis de Faria.

O grupo tem levado o nome de Mogi das Cruzes a várias cidades da região, São Paulo e outros estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de promover recitais de cantores líricos, outros corais e instrumentistas da cidade e de outras localidades do Brasil e também do exterior, como cantores Sashiko Naito, Mari Takamaru e Kohdo Tanaka, do Japão.

Dos concertos que promove já são tradicionais na cidade a Audição de Maria Antonieta Mello Freire, Encontro de Corais, Concerto de Aniversário e Audição de Natal.

Do seu repertório, o regente destaca a Missa em Sol maior e a Deutsche Messe, de Franz Schubert, a Missa Brevis k 259 e Missa de Coroação de W. A. Mozart, o Glória em Ré Maior, de Antonio Vivaldi, Salmo 42 de Mendelssohn, Requiem de Mozart e Requiem de Faurè.

Em 2004 o Coral do Carmo participou do XI Festival de Música Sacra, promovido pelo Collegium Musicum de São Paulo e Associação Paulista de Regentes Corais, na Catedral Evangélica de São Paulo. Este evento ocorreu durante o mês de outubro e reuniu os principais coros de São Paulo e outros estados, além de grupos da Suécia e da Suíça.

Nos últimos anos fez uma importante parceria com as Orquestras da Fundação das Artes de São Caetano e Carlos Gomes de São Bernardo do Campo, sob a regência de Geraldo Olivieri Jr. e Eron Calabrezi.

No concerto comemorativo de aniversário, o Coral do Carmo de Mogi das Cruzes terá na regência o convidado Marcos Thadeu Gomes, atual regente dos Coros Acadêmico e Juvenil da Osesp na Sala São Paulo e professor de canto na Faculdade Cantareira.

A apresentação contará, ainda, com a soprano Verônica Gonçalves e o barítono Raul Costa. No programa, Requiem Opus 48, de Gabriel Fauré.


Deixe seu comentário