INFORMAÇÃO

Costa Neto busca fortalecer o PL

Segundo colunista de Veja­, ele convidou o deputado Aécio Neves para se filiar

Ciente de que a força política e a influência de um partido estão diretamente relacionadas ao peso de sua bancada na Câmara Federal, o ex-deputado Valdemar Costa Neto tem dado demonstrações de que está buscando fortalecer cada vez mais o seu time de deputados visando fortalecer ainda mais o PL, do qual é o principal articulador. Informações divulgadas pela imprensa nos últimos dias dão conta de duas tentativas do partido de atrair para seus quadros pelo menos dois nomes de peso que passaram a ser estigmatizados dentro de suas respectivas legendas. A primeira tentativa foi infrutífera. Valdemar tentou atrair para o PL o ator, diretor e empresário, Alexandre Frota, um dos mais votados deputados federais paulistas no último pleito, que se elegeu pelo PSL, dentro do qual se tornou proscrito desde que passou a criticar as ações do presidente Jair Bolsonaro, assim como a postura do próprio partido, chegando a se abster de votar o projeto de reforma da Previdência Social por não concordar com determinadas posturas e críticas do comando da agremiação. Costa Neto chegou a enviar um emissário para falar com Frota, em seu nome. Mas o intermediário chegou tarde demais. O deputado já havia se comprometido com o governador João Doria de ingressar no PSDB, o que realmente aconteceu, em ato solene, no último final de semana. Nas últimas horas, outra tentativa do PL foi noticiada pelo colunista Lauro Jardim, da revista Veja. Segundo o jornalista, Costa Neto, apresentado como “dono do PL”, teria dito a Aécio Neves que as portas de seu partido estariam abertas para ele. Ainda não se tem informação sobre a receptividade de tal convite, mas é certo que o deputado federal mineiro tem sido fustigado por uma ala do PSDB que defende a sua expulsão do partido desde o seu envolvimento com os irmãos Batista, donos da JBS, uma das maiores indústrias alimentícias do mundo, envolvidos com a Lava Jato. A manutenção de uma bancada forte sempre foi preocupação de Costa Neto, desde os seus tempos de deputado, quando o PL ainda engatinhava. Naquela época, para garantir a sobrevivência da legenda, chegou a admitir políticos, com o deputado Hildebrando Pascoal, do Acre, acusado de usar uma motosserra para exterminar adversário político. Pascoal, hoje fora da legenda, foi condenado a 100 anos de cadeia por vários crimes. Nos últimos tempos, entretanto, graças ao poder de negociação de Costa Neto, o partido ganhou musculatura e se fortaleceu, ao ponto de não necessitar mais chegar a tal ponto. A preocupação com o crescimento da legenda é permanente, como mostra o esforço do “dono” e buscar novos filiados para o PL.

Cirurgia – 1

O prefeito Marcus Melo (PSDB) submeteu-se a uma cirurgia para retirada da vesícula, no último sábado. A operação foi realizada pelo médico mogiano, Marcelo Cerdan Torres, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, visando eliminar micro cálculos que podem, inclusive, ter contribuído para a pancreatite, que levou o prefeito a uma semana de internação, no Hospital Santana, logo após o retorno de uma viagem Japão e Bélgica, no início de maio último.

Cirurgia – 2

A cirurgia foi bem sucedida, como comprova a presença do prefeito na solenidade de entrega de unidades de programas habitacionais da cidade, durante a manhã de ontem, no Cemforpe. Segundo informações obtidas pela coluna, Melo não deverá se afastar do cargo, devendo se limitar a reduzir o ritmo de trabalho para que possa permanecer mais tempo de repouso, em sua residência.

Aventura

Ao realizar um show, neste final de semana, em São João Del Rey, em Minas, o padre cantor Alessandro Campos passou por Tiradentes e teve sua atenção despertada por um fusca preto, com uma placa de “vende-se”, junto a um bar onde sua comitiva parou para lanchar. Apaixonado por fuscas, o religioso acabou adquirindo o carrinho ano 72, que pertencia à dona do estabelecimento. Padre Alessandro foi ainda mais além: decidiu botar o “Pois É” na estrada, rumo a São Paulo, trazendo com ele mais três integrantes de sua banda. A esperança era chegar à Capital antes da meia-noite de ontem.

Samu

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) apresentou a melhor proposta ao chamamento público destinado a escolher quem passará a operacionalizar as atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu – 192 Regional de Mogi. O INTS somou 83 pontos contra 71 da segunda colocada na disputa, a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD).

Frase

Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é.

Margareth Tatcher (1925-2013), primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido