EDITORIAL

Cuidando do amanhã

Acerta o governo municipal ao favorecer um ambiente para o fomento e aperfeiçoamento de ideias e investimentos

Os primeiros lugares recebidos por Mogi das Cruzes no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, nas categorias Desburocratização e Implementação de Redes Simples e de Inovação e Sustentabilidade, reconhecem iniciativas de interesse comunitário. Por detrás da conquista protocolar, o destaque dado aos projetos confirma o acerto da gestão pública em incentivar o empreendedorismo e os novos negócios antenados com as mudanças vividas no mercado de trabalho e na geração de renda e oportunidades de negócios.

Mogi foi a única cidade a trazer dois prêmios para casa. A Sala do Empreendedor tornou-se um espaço aliado do cidadão na abertura e no fechamento de empresas em um momento marcado pela renovação das fontes de renda e de atividades produtivas e de prestação de serviços. Quanto mais rápido um pequeno e médio empresário consegue regularizar a situação fiscal de uma atividade melhor para ele próprio e para o Municipio.

A movimentação da economia é fator essencial para girar as finanças pessoais e públicas. E isso deve acontecer justamente em tempos sombrios.

Quanto mais tempo se perde com a burocracia, pior para todos. Por isso, manter um espaço dedicadao ao MEI, ao pequeno empreendedor, pode fazer toda a diferença.

O segundo projeto premiado, o Polo Digital, também apoia quem está buscando um lugar ao sol num mercado de trabalho fraturado pelas dificuldades econômicas e em profunda mudança – no futuro cada vez mais próximo, muitas das profissões conhecidas não existirão mais por causa da tranformação dos processos produtivos e do consumo de bens e serviços. O que está acontecendo com o transporte por aplicativo será vivido em muitas outras searas.

Acerta o governo municipal ao favorecer um ambiente para o fomento e o aperfeiçoamento das novas ideias e investimentos que estão gerando as startups, as empresas e negócios do futuro. O Polo Digital leva avante o que Incubadora de Mogi das Cruzes pavimentou no passado. A continuidade de projetos para a modernização da linguagem empreendedora atende principalmente o jovem e cuida do futuro da cidade.

Os particpantes do Polo Digital são pessoas que estavam indo para outras praças, como São Paulo, para trabalhar e investir suas ideias em projetos viáveis. Mantê-los na cidade é o objetivo da política de desenvolvimento social e econômico. E não sem motivo, rendeu o prêmio entregue pelo Sebrae ao prefeito Marcus Melo.