MULHERES EM FOCO

Centro cultural de Mogi promove projeto de fotografia feminina

APRENDIZADO As alunas aprenderão os conceitos básicos da técnica fotográfica em aulas práticas e poderão exibir o resultado dos trabalhos. (Foto: divulgação)

Neste mês de julho e em agosto, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes receberá o projeto “Mulheres em Foco”, uma oficina de iniciação à fotografia voltada exclusivamente para mulheres. As inscrições devem ser feitas a entre hoje e o próximo dia 11, pessoalmente no Centro Cultural de Mogi, de terça-feira a sábado, das 9h às 18h.

Ao todo, serão formadas duas turmas e cada uma delas terá sete aulas, sob o comando da fotógrafa educadora Beatriz Ataidio. Cada turma terá 10 vagas e os equipamentos fotográficos serão fornecidos pelo projeto para serem utilizados pelas alunas durante as aulas.

O curso é direcionado para mulheres que tiveram pouco ou nenhum contato com a fotografia e é dividido em teoria e prática. Na parte teórica, será abordada a linguagem fotográfica a partir da apresentação de trabalhos autorais feitos por mulheres e o desenvolvimento do olhar com estudos sobre composição, enquadramento e luz.

Nas aulas práticas, as alunas aprenderão os conceitos básicos da técnica fotográfica, como exposição, foco, white balance, tratamento de imagem e o funcionamento da câmera DSLR.

Erika Mayumi, fotógrafa e coordenadora pedagógica do projeto, explica que ‘Mulheres em Foco’ tem a função de instigar o público feminino enquanto criadoras, abrindo um mundo de possibilidades. “A história da arte e da fotografia sempre foi injusta com as mulheres. Na sua maior parte, a mulher ocupa um espaço de objeto de inspiração para as obras de arte, mas não de agente criador. Precisamos equiparar as grandes fotógrafas do mundo aos grandes ícones da fotografia, e tornar as mulheres protagonistas ativas dessa arte que exige conhecimentos técnicos, tecnológicos, filosóficos e criativos”, afirma Mayumi.

Para a educadora Beatriz Ataidio, ainda é raro conhecer trabalhos de mulheres fotógrafas. “Quando falamos das mulheres no mercado fotográfico, são poucas ainda que conseguem ocupar lugares diferentes das posições que somos colocadas, então ter uma oficina como essa é de extrema importância. É uma forma de nos sentirmos mais seguras para apreender e nos colocarmos nessa posição de que podemos e devemos ocupar esses espaços”, destaca.

Ao final das oficinas, haverá um evento de encerramento, em que o conteúdo produzido nas oficinas será exibido, compartilhando todo o processo de aprendizado e reflexivo que ocorreu no decorrer das aulas. Também será realizada a cerimônia de entrega dos certificados para as alunas das oficinas.

“Mulheres em Foco” é um projeto criado e executado pela Numen Produtora, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS). A ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes e patrocínio do Atacadão. O projeto pretende estimular a reflexão das participantes sobre os diferentes papéis que representam na sociedade.

O endereço do Centro Cultural de Mogi das Cruzes é Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações no facebook.com/oficina.mulheres.em.foco e no Instagram.com/oficina.mulheres.em.foco.