INFORMAÇÃO

DAEE abre licitação para a limpeza do rio Jundiaí

Obras vão ajudar a reduzir enchentes na região do  Nova Jundiapeba, em Mogi

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) abriu concorrência pública, na modalidade de pregão presencial, do tipo menor preço, visando a contratação de empresa ou consórcio que ficará responsável pela execução dos serviços de desobstrução, limpeza e adequação do desemboque e desassoreamento do rio Jundiaí, na divisa entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. Os trabalhos deverão ser executados numa extensão aproximada de 3 mil metros, a partir da avenida das Orquídeas, já na várzea do rio Tietê, até as proximidades da rua José Pereira, localizada no distrito de Jundiapeba. A sessão pública para apresentação e abertura dos envelopes com as propostas e documentação das empresas interessadas deverá acontecer às 14 horas do dia 28 de julho, na sala de licitações do DAEE, em São Paulo. Esperadas, já há algum tempo, pelas autoridades de Mogi, as obras deverão alcançar todo o trecho do rio Jundiaí até o ponto onde ele desemboca no rio Tietê. Na opinião do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, o trabalho terá grande importância para a desobstrução do leito do rio Jundiaí, que recebe uma quantidade muito grande de detritos no trecho que corta o distrito de Braz Cubas. “Essa sedimentação no fundo da calha do Jundiaí atrapalha a vazão da água e favorece a ocorrência de inundações das áreas ribeirinhas.”. Os problemas se agravam, principalmente, em épocas de chuvas mais fortes, quando as águas do Jundiaí atingem a região ocupada nas proximidades da margem do rio, no bairro de Nova Jundiapeba. A limpeza definitiva do rio vinha sendo reivindicada havia muito tempo por vereadores e pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), quando ainda era presidente do Condemat. As concorrências abertas pelo DAEE incluem ainda a limpeza e desassoreamento do rio Guaió (Suzano), córrego Jaguari (entre Itaquá e Suzano) e ribeirão Itaim (Poá), no Alto Tietê.

Aplicativos

As operadoras de aplicativos de entregas de produtos e alimentos, assim como as de transporte de passageiros poderão ser obrigadas a manter ao menos um ponto de apoio físico no município para seus trabalhadores. Projeto de lei nesse sentido foi apresentado pelo vereador Rodrigo Valverde (PT). O local deverá ser dotado de instalações para acomodar os profissionais enquanto aguardam os pedidos ou passageiros, com sanitários, produtos de higiene, água potável e energia elétrica. A proposta começou a tramitar junto às comissões permanentes da Câmara.

Vulnerabilidade

O município de Ferraz de Vasconcelos é o único da região do Alto Tietê a figurar na lista das 30 cidades com maior risco de alastramento de casos do novo coronavírus, segundo ranking elaborado pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT. O Índice de Vulnerabilidade Municipal ao Alastramento do Coronavírus (IVC), que procura identificar o quanto vulnerável é cada município brasileiro a um maior avanço da pandemia, é liderado por São João do Meriti, no Rio de Janeiro. Ferraz está em 24.º lugar, em melhor situação que São Bernardo do Campo, no ABC, que ocupa o 11º lugar.

Bicampeão

O médico cardiologista e pesquisador de Mogi, Enio Rodrigues Vasques, recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio da Associação Americana de Cardiologia com a pesquisa sobre o mecanismo de ação dos fragmentos da heparina na proteção de células e reversão de arritmias cardíacas. Ele divide o prêmio com os demais pesquisadores de sua equipe.

Filiações partidárias

O Tribunal Regional Eleitoral começou a julgar, nesta semana, casos de dupla filiação de virtuais candidatos às próximas eleições. Em dois deles, a pessoa se filiou a dois partidos no mesmo dia, o que levou o TRE a cancelar ambas as inscrições. De acordo com a legislação eleitoral, havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, cancelando-se as demais. O filiado que quiser mudar de partido deve primeiro se desfiliar da agremiação atual e aderir a outra até a data-limite, se quiser disputar o pleito. Neste ano, o prazo terminou em 4 de abril.

Frase

O meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.

Albert Einstein (1879-1955), físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral


Deixe seu comentário