INFORMAÇÃO

Deputado faz enquete sobre pequenas cidades

Marco Bertaiolli quer ouvir eleitores sobre  proposta de governo

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) lançou, neste final de semana, uma enquete nas redes sociais para ouvir a opinião da população a respeito da proposta do Ministério da Economia do governo Jair Bolsonaro de fundir municípios pequenos, com baixa arrecadação, e restringir a implantação de novas prefeituras. A medida faz parte da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo, entregue ao Congresso Nacional na última terça-feira, atingiria as cidades com até 5 mil habitantes e que possuam uma arrecadação própria menor que 10% da receia total. A proposta que não afeta diretamente municípios do Alto Tietê, explica Bertaiolli, é que estas cidades sejam incorporadas aos municípios vizinhos, reduzindo os gastos públicos com serviços e até mesmo com o funcionalismo publico. O objetivo da enquete – afirma o deputado – é saber o que as pessoas pensam desta proposta que atingiria 1.254 municípios do total de 5.570 existentes em todo o País. Se aprovada Congresso, tal medida começaria a vigorar a partir de 2026. “Ou seja, 22,5% dos municípios brasileiros se encontram nessa situação”, diz Bertaiolli, para quem é fundamental ouvir a população, antes que alguma decisão seja tomada em relação ao assunto. Para ele, a incorporação desses municípios a cidades vizinhas abre uma nova discussão, já que terão seus serviços públicos impactados. Para participar da enquete, o internauta deve acessar o endereço http://abre.ai.5milcidades e clicar no botão “concordo” ou “não concordo”.

Taiwan

Os 56 anos da imigração taiwanesa para Mogi serão duplamente comemorados, no próximo dia 17. Pela manhã, haverá culto seguido de confraternização na sede da Igreja Presbiteriana de Formosa, no Mogilar. Em seguida, às 13h30 será inaugurado o Monumento à Imigração Taiwanesa, junto à avenida Francisco Rodrigues Filho, 7.046, no Botujuru, bairro que abrigou as primeiras famílias que aqui chegaram para se dedicar ao cultivo de cogumelos.

Candidata

Atendendo a convite do presidente Felipe Lintz, a apresentadora Patrícia Eroles filiou-se ao PRTB, com planos para o futuro. Ela já admite disputar as próximas eleições em busca de uma vaga na Câmara Municipal de Mogi. A conferir.

MDB e canoas – 1

O presidente do MDB de Mogi, vereador Mauro Araújo, negou que seu partido esteja “com os pés em duas canoas”, como disse a coluna, ontem. “O MDB tem vida própria. Estamos no governo Marcus Melo, mas não temos compromisso futuro. Nem com ele, nem com Bertaiolli,” emendou, desautorizando a fala do vice-prefeito, Juliano Abe (PSD), sobre as eleições futuras. “Juliano não fala em nome do partido”, sacramentou.

MDB e canoas – 2

“Quem fala pelo MDB sou eu. E nossa meta é fortalecer o partido, que já está com chapa pronta para crescer ainda mais na Câmara. Quanto ao Executivo, veremos o que fazer na hora certa.” Sobre a escultura oferecida a Bertaiolli, ele disse que numa visita a Brasília, diante de Mara Bertaiolli, disse que o gabinete do deputado em nada lembrava Mogi e se poderia lhe dar um presente. “Mandei fazer a escultura e no dia da entrega, os outros vereadores pediram para ir comigo ao escritório dele, em Mogi. Sou amigo de Bertaiolli como sou do prefeito. E tenho autonomia para tomar decisões em nome de meu partido”, concluiu Araújo.

Frase

Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem.

Rui Barbosa (1849-1923), jurista, advogado, político, diplomata, escritor, jornalista e orador brasileiro


Deixe seu comentário