CARTAS

Desburocratizando o País

Próxima de caducar, felizmente a Medida Provisória 881, da Liberdade Econômica, enviada pelo governo para o Congresso, foi aprovada com expressivos 345 votos a favor e 76 contra, na Câmara. E pela estimativa do secretário Especial de Desburocratização e Gestão Digital, Paulo Uebel, os benefícios inseridos nesta MP, farão com que o PIB brasileiro cresça 7% em 10 anos, criando também 3,7 milhões de novos postos de trabalho. Afinal, o objetivo é simplificar e reduzir o imenso cipoal burocrático existente no País!

Tornando ágil o tempo para abertura e fechamento de empresas; e que também as atividades de baixo risco, como de costureiras, sapateiros, e comércio de rua, etc., não dependam de alvará para seu funcionamento; liberando o trabalho aos domingos e feriados, desde que o funcionário tenha um descanso a cada quatro semanas, etc, a MP pode diminuir custos para empresas, gerar aumento de produtividade, e incentivar investimentos.

A flexibilização das regras se mostra compatível com o padrão determinado pela Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ou seja, um bom avanço na desburocratização! Porém, necessário é que se simplifique muito mais a vida de quem trabalha e investe no País.

Paulo Panossian
paulopanossian@hotmail.com