ARTIGO

Desejo, necessidade e demanda

Felipe Martins

Quando estamos lidando com pessoas, precisamos entender que cada um possui necessidades, desejos e demandas diferentes e que esses fatores influenciam diretamente na compra de um produto ou serviço. Então, para ter resultados positivos, antes de começar qualquer coisa você deve se perguntar: qual necessidade o produto ou serviço você vai atender? Quais são as coisas que você pode criar para despertar o desejo das pessoas? Será que existe demanda de mercado para esse produto/serviço? Vou definir melhor esses três conceitos:

Necessidade: as necessidades são as exigências humanas básicas (fisiológica, de segurança, sociais, de autoestima e de auto realização). O Marketing não inventa essas necessidades, elas já existem! O que ele faz é estudá-las para conseguir trazer objetos específicos que se tornarão desejo (em outras palavras, utiliza dela para criar os objetos de desejos a serem consumidos).

Desejo: ao compreender as necessidades do seu público-alvo, você deve pensar em produtos e serviços que poderão atendê-las (tornar-se o objeto de desejo). Mas você sabe o que faz o consumidor optar por um produto e não pelo outro? Os nossos desejos são moldados pela sociedade que vivemos, ou seja, é uma mistura de experiências, crenças, costumes, cultura, visão política, visão social, entre outros.

Demanda: representa a disposição e capacidade do público-alvo de pagar para saciar os desejos. As pessoas têm desejos infinitos, mas recursos limitados, então, dentro do contexto social, econômico, cultural e político dela, será consumido aquilo que cause o máximo de satisfação possível com o recurso permitido. Por isso que a empresa precisa saber quem compraria o produto ou serviço e, mais do que isso, quantas pessoas estariam realmente dispostas a pagar.

Viu a importância de diferenciar esses três conceitos? Então, antes de mais nada, pegue um papel e uma caneta e escreva as necessidades, desejos e demandas que o seu produto ou serviço conseguirá satisfazer no seu público-alvo.

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.


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