IMPRESSÕES

Design é o grande destaque do novo crossover compacto Lexus Ux250h

Linhas angulosas conferem um visual bastante ousado ao novo crossover compacto da Lexus (Divulgação)

Estrela do estande da Lexus no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, o UX desembarcou no Brasil este ano e conquistou lugar de destaque nas concessionárias da marca. Não havia como evitar: a imagem é mesmo um grande atrativo do novo utilitário esportivo da divisão de luxo da Toyota. As proteções em plástico da carroceria transmitem a noção de um SUV vocacionado para o off-road, mas contrastam com a altura ao solo de 16 centímetros, que não difere muito dos carros convencionais – mais parece um hatch esportivo que propriamente um SUV. No Brasil, o UX 250h encara concorrentes como o BMW X2, o Jaguar E-Pace e o Volvo XC40. O preço já indica que não será um carro muito fácil de se ver pelas ruas. A versão “top” F Sport custa R$ 214.490 – a de entrada, a Dynamic, sai por R$ 173.490, e a intermediária Luxury é oferecida por R$ 193.990.
O nome UX significa “crossover urbano”, e essa talvez seja mesmo a melhor classificação para o veículo. A sua aparência muito original e futurista, simultaneamente distinta e agressiva, dominada por linhas angulosas, garante que este é um automóvel que dificilmente passa despercebido. Menos ainda na versão F Sport, dotada de uma série de elementos externos que tornam as linhas do modelo ainda mais apelativas. Uma imagem de acordo com a tendência atual de polivalência, combinando características de SUV e de cupê esportivo.

O UX250 chega em três versões de acabamento ao Brasil, sempre com a mesma motorização híbrida (Divulgação)

O interior do UX 250h F Sport é bem concebido e marcado pelo painel de instrumentos muito semelhante ao do cupê LC. O mostrador central digital, além de mudar de aparência em função do modo de direção selecionado, pode deslocar-se para a direita, em um soberbo movimento mecânico, para aumentar a área em que um indicador digital apresenta diversas informações. Os comandos circulares, no topo de ambos os lados da respectiva moldura, servem para mostrar a seleção dos modos TCS off/ESP do controle eletrônico de estabilidade (à esquerda) e dos modos condução Eco, Normal e Sport (à direita).
Sob o capô UX 250h F Spor, está montada uma motorização híbrida composta pelo motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros, com 145 cavalos e 19,2 kgfm de torque, e por um elétrico com 107 cavalos e 20,6 kgfm, alimentado por uma bateria de hidretos metálicos de níquel, fornecendo uma potência combinada de 181 cavalos. A transmissão é do tipo CVT de variação contínua, com seis posições pré-definidas e também acionáveis por meio do comando manual disponível na alavanca de câmbio ou nas “borboletas” no volante. No modo totalmente automático, oferece as opções de funcionamento Normal e Sport, esse último um pouco mais dinâmico, além de um modo 100% elétrico acionável em um botão específico, colocado entre os bancos.

O novo modelo da Lexus custa a partir de R$ 173.490 na versão de entrada e até R$ 214.490 na topo de linha (Divulgação)

Na versão F Sport, o UX 250h tem computador de bordo com tela de oito polegadas, “head-up display”, iluminação interna em LED, ar-condicionado automático com fluxo ajustável para apenas a frente ou o carro todo, TV digital, DVD-player, navegador GPS e câmera de ré. A qualidade de construção, materiais e acabamentos é de nível superior. Merecem nota especial os bancos esportivos revestidos em couro e Alcântara da versão F Sport. Os dianteiros proporcionam um bom apoio, contribuindo de forma decisiva para dar uma posição correta ao motorista, baixa (muito mais do que o habitual nos SUV) e muito envolvente. Apesar do fácil acesso ao interior, a habitabilidade traseira é ideal apenas para dois passageiros adultos, menos pelo espaço para pernas do que pela largura. O porta-malas também é acanhado, com modestos 234 litros de capacidade.
Mas tais “efeitos colaterais” decorrentes das dimensões externas compactas são mais características do que, propriamente, defeitos. Algo que merecia ser revisto no UX 250h é o sistema de infoentretenimento, completo em termos de funções, porém com um grafismo simplista e algo antiquado, basicamente o mesmo de outros modelos da Toyota.
Embora seja possível percorrer uns poucos quilômetros no modo exclusivamente elétrico (disponível até os 115 km/h), a principal função da vertente híbrida do UX 250h F Sport é mesmo otimizar ao máximo a eficiência do conjunto, permitindo que o motor a combustão seja desligado sempre que possível. O motor elétrico é responsável por dar a partida, todavia, o propulsor a gasolina entra em cena quando o motorista pisa mais fundo no acelerador. O funcionamento dos motores pode ser acompanhado na tela da central multimídia, inclusive quando a bateria está sendo regenerada, durante as freadas.

Bem trabalhado, o interior do Lexus UX traz linhas modernas e vem recheado de itens de conforto e requinte (Divulgação)

Em termos de consumo, a Lexus fala em 16,7 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada), e não é difícil de se atingir tais índices dirigindo com moderação no uso do acelerador. Caso se opte por andar sempre com “pé embaixo”, as médias podem aproximar-se dos 10 km/l. A performance convence em termos de acelerações e recuperações. Em qualquer dos modos de condução disponíveis, a resposta do motor, mesmo nas solicitações mais intensas, é sempre pronta, mais constante do que vigorosa, como é típico de transmissões CVT. A velocidade máxima de 177 km/h parece um tanto modesta para a categoria.
O UX 250h F Sport é bastante fácil e seguro de se dirigir. Se não chega a ser propriamente esportivo, também não deixa de ser envolvente. Desligar por completo o controle de estabilidade confere um pouco mais de agilidade à performance, no entanto, a realidade é que o grande equilíbrio do chassi, os pneus largos e o caráter do próprio motor voltam a apontar para uma utilização racional, familiar e civilizada. É desse modo que o modelo mais consegue brilhar, até porque o nível de conforto que a sofisticada suspensão com amortecimento pilotado oferece é simplesmente impressionante, mesmo nos pisos mais degradados. Esse parece ser, de fato, o SUV em que a Lexus mais apostou na qualidade da dinâmica, gerindo de forma exemplar as transferências de massa, por suas evoluídas e bem afinadas suspensões.
A versão mais equipada do crossover da Lexus se revela um automóvel extremamente racional e competente, mas com um design externo e interno capaz de despertar paixões e um comportamento bastante mais convincente do que o da maioria dos modelos da sua categoria. Destaques para a imagem ousada e diferenciada, qualidade geral e o requinte, a dinâmica equilibrada, os baixos consumos e a extrema facilidade de utilização. Entre os aspectos que mereceriam ser aperfeiçoados estão a capacidade restrita do porta-malas, o ruído elevado do motor em altos giros, o sistema de infoentretenimento e a largura limitada no banco traseiro. (Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix e António de Sousa Pereira/Absolute Motors)

 

Ficha Técnica

Lexus UX 250h F Sport

(Divulgação)

Motorização: híbrida com motores 2.0 a gasolina mais elétrico

Potência combinada: 181 cavalos

Torque: 19,2 kgfm no motor a gasolina e 20,6 kgfm no elétrico (o torque combinado não foi fornecido)

Câmbio: CVT com modo manual

Tração: dianteira

Direção: elétrica

Velocidade máxima: 177 km/h

Aceleração de zero a 100 km/h: 8,4 segundos

Suspensão dianteira: tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.

Suspensão traseira: braços triangulares com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas a ar.

Altura: 1,52 metro

Largura: 1,84 metro

Comprimento: 4,49 metros

Entre-eixos: 2,64 metros

Peso: 1.540 kg

Tanque: 43 litros

Porta-malas: 234 litros

Tags