"A CIDADE É AQUI"

Futura maternidade é apresentada

PROJETO Maternidade Municipal deve ser construída na área do antigo Fórum, em Braz Cubas. (Foto: Divulgação)

O projeto da nova Maternidade Municipal, em Braz Cubas, será detalhado na noite de hoje pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) na reunião agendada com moradores da Vila Brasileira em mais uma edição do projeto “A Cidade é Aqui”. O encontro será na Escola Municipal Professora Doracy Baptista de Campos Pereira (rua José Benedito dos Santos – antiga rua Unicor). Na ocasião, o prefeito e os secretários municipais conversarão com as famílias, informando as ações realizadas na região e ouvindo sugestões.

A Vila Brasileira faz parte do distrito de Braz Cubas e, por isso, será beneficiada diretamente pela construção da maternidade, cujas obras deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano. A unidade será erguida na área onde funcionava o antigo Fórum. Hoje a única maternidade pública da cidade é a Santa Casa, que também atende pacientes de outras cidades e, com isso, apresenta problemas frequentes de superlotação.

O projeto prevê a construção do prédio com aproximadamente 8 mil metros quadrados distribuídos em sete pavimentos e contará com 51 leitos, 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de cuidados intermediários, UTI Adulto, Centro Obstétrico e demais espaços especializados. O investimento está estimado em R$ 50 milhões.

“Nossas reuniões do projeto ‘A Cidade é Aqui’ são muito proveitosas, pois nós apresentamos as ações e programas que são realizados no bairro e também ouvimos as demandas das pessoas, com a presença de todos os secretários municipais. Cada sugestão ou solicitação é encaminhada ao setor específico para receber uma resposta”, afirma o prefeito.

Além da maternidade, a Vila Brasileira vai ganhar um novo campo de futebol, com grama natural, na rua Anna Machado. O equipamento proporcionará uma nova área para prática de esportes a toda a região.

O bairro também será um dos beneficiados pelo investimento de mais de R$ 14 milhões na construção do novo Sistema de Abastecimento de Água. As obras incluem um reservatório de 8 milhões de litros, já instalado na Vila Pomar, uma adutora de cinco quilômetros entre o reservatório da Vila Natal e da Vila Pomar e uma estação de bombeamento (ambas em construção), além das futuras redes de distribuição.