ARTIGO

Diferença entre público-alvo e persona

Felipe Martins

Todo mundo já ouviu a frase “quem tenta agradar a todos, acaba não agradando ninguém”, certo?! Esse conselho se encaixa perfeitamente no campo do empreendedorismo, afinal, é muito mais vantajoso focar seus esforços em um alvo específico do que ficar tentando atingir todos. É justamente para você não cometer esse erro que existem os conceitos de público-alvo e persona.

O público-alvo é aquela parcela mais abrangente da sociedade a qual se destina seu produto ou serviço. A definição é ampla e genérica e leva em conta os pontos em comum que os potenciais clientes compartilham entre si, como informações demográficas, socioeconômicas e comportamentais.

Vou dar um exemplo de público-alvo de uma academia: “homens e mulheres, de 18 a 35 anos, que trabalham e/ou estudam na região da Bela Vista (bairro de São Paulo), pertencente à faixa de renda B, gostam de praticar exercício e se preocupam em ter um estilo de vida saudável”.

Já a persona é a representação semifictícia do seu cliente ideal. A criação é baseada em dados reais sobre características que o seu público apresenta, mas é uma pessoa imaginada. Ela é mais específica, humanizada, personalizada e tem características muito mais conclusivas e detalhadas.

Por exemplo: a persona da academia poderia ser “Cláudio Moraes tem 28 anos, é formado em comunicação (e trabalha como gerente de marketing em uma média empresa) e mora na Bela Vista. Ele pratica atletismo, com treinos regulares três vezes por semana. Frequenta a academia para melhorar seu desempenho na atividade esportiva e porque gosta de cuidar do corpo. Além disso, mantém uma dieta saudável, mesmo com sua rotina atribulada. Utiliza as redes sociais com frequência e pesquisa na internet sobre exercícios e dieta”.

À primeira vista, a persona se mostra mais eficiente, mas muita atenção: há momentos em que o público-alvo merece destaque (como nos casos de produtos com público mais amplo).

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.