E os mogianos chegaram a Santiago de Compostela

O grupo de mogianos que está na Espanha percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela concluiu o lendário trajeto ontem pela manhã, assistindo a uma missa na catedral onde se encontra o túmulo de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Além do delegado Francisco Del Poente e sua esposa Jerva, integram a equipe de aventureiros Kikko Mello, Walter Zago e Mariany Vicco, Jorge e Daniel Cestari e Cida Cruz. Segundo eles, as mulheres percorreram 500 km em 22 dias de caminhada, enquanto os homens, que chegaram depois, fizeram o percurso de 208 km em nove dias. Momentos após a missa, Del Poente falou sobre suas primeiras impressões após cumprir o longo trajeto: “Para percorrer o Caminho de Santiago é preciso planejamento e determinação. Durante a caminhada, há provas por enfrentar, caminhos difíceis a serem vencidos, longos trajetos, tempos de frio, calor e chuva, assim como subidas íngremes. Durante o percurso, você passa por lugares inesquecíveis: áreas rurais, pequenos povoados com edificações centenárias, como casas de pedras e outros exemplos de arquitetura de séculos passados. Mas o mais interessante: durante toda a caminhada, sua mente trabalha, mesmo diante de cada obstáculo, imagens produzidas pela ação da natureza, movimentos de animais ou de pessoas. Enfim, o simples vento soa como uma mensagem e leva você a um forte aprendizado. Pelo caminho, na acomodação em albergues ao lado de pessoas de todas as nacionalidades, todos se falam, praticam coisas comuns e se entendem, como se tudo fosse muito normal”. O grupo deve embarcar de volta ao Brasil na próxima de semana, após uma passagem por Paris, afinal ninguém é de ferro.

Paralímpicos
Dois atletas da bocha que irão representar Mogi e o Brasil nas Paralimpíadas do Rio, o bicampeão Dirceu Pinto e o estreante Maciel Santos, viajam para Portugal, no início da próxima semana, para disputar o Open Mundial, em Povoa do Varzim, no período de 12 a 19 de junho. Os dois vão treinar para encarar adversários, como Canadá, EUA, Argentina, Portugal, Grã-Bretanha, China, França, Espanha, Itália, Holanda, entre outros, na derradeira competição antes dos Jogos Paralímpicos, em agosto.

Mogiano
O juiz da Vara da Infância e Juventude de Mogi das Cruzes, Gioia Perini, irá receber o título de Cidadão Mogiano, durante sessão solene que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 2 de junho, às 20 horas, na Câmara Municipal. Uma iniciativa do vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães.

Rumo a Roma
O padre Thiago Cosme, assessor eclesiástico da Festa do Divino e membro da Associação Pró-Festa, embarca no dia 21 de agosto para Roma, onde permanecerá por três anos, cursando mestrado e doutorado em Filosofia na Faculdade Gregoriana, preparando-se para dar aulas na Faculdade Paulo VI, em Mogi. O bispo dom Pedro Luis Stringhini deverá anunciar, em breve, quem substituirá o religioso no acompanhamento da mais importante manifestação folclórico-religiosa da Cidade.

Vice de Gondim
Não será surpresa, pelo menos para esta coluna, se o futuro vice do prefeiturável Gondim Teixeira (SD) vier a ser indicado pelo padre Francisco Deragil de Souza, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Roque, no Distrito de Braz Cubas. Segundo fontes bem informadas, o nome mais cotado até agora seria de um ex-festeiro do Divino daquela localidade. Vale esperar para conferir.

COTIDIANO

 Seguindo para Santiago de Compostela, o grupo de Mogi descansa no momento em que fazia a travessia da fronteira para a Galícia / Foto: Divulgação
Seguindo para Santiago de Compostela, o grupo de Mogi descansa no momento em que fazia a travessia da fronteira para a Galícia / Foto: Divulgação

FRASE

É uma retribuição nossa à Cidade e, além disso, o basquete é uma paixão nossa e da Helbor.

Henry Borenstein, presidente da Helbor, durante a solenidade de renovação do contrato da patrocino ao basquete de Mogi