E para onde irá o PMDB de Mogi?

No final do mês de fevereiro, o presidente do PMDB de Mogi, vereador Mauro Araújo, por meio desta coluna, deu um ultimato ao grupo situacionista: caso não se resolvesse a questão sucessória até o dia 30 de março, o seu partido tomaria o próprio caminho. Metade de julho já está se passando, a maioria dos partidos já tomou posição. Menos o PMDB que, àquela altura do pronunciamento do presidente, já tinha praticamente fechada até mesmo sua chapa de candidatos à Câmara Municipal. E o que houve com o grupo peemedebista? A princípio, o partido quis emplacar o candidato a vice na chapa apoiada pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), sem muito sucesso. Quando o candidato do grupo era Junji Abe, esperava-se que houvesse espaço. Mas àquela altura, Bertaiolli chegou a transferir seus favoritos para o PSDB para indicar o vice de Junji. Precisa de ter alguém ligado diretamente a ele junto com Junji. Com o passar do tempo e após a renúncia do então pré-candidato, o prefeito lançou Marcus Melo, àquela altura no PSDB e sem direito à volta para o PSD por uma questão de prazo legal. O vice, então, teria de ser do PSD – e ninguém melhor do que o filho de Junji, o vereador Juliano Abe. Faltou espaço para o PMDB, que chegou a conversar com Gondim Teixeira (SD), que teria se espantado com as exigências do presidente Mauro Araújo. Da mesma forma que o grupo de Bertaiolli. E os peemedebistas foram adiando a definição e ficando aparentemente isolados. Com convenção marcada para o próximo dia 30, o partido ainda não se definiu. Irá para os lados de Gondim ou de Marcus Melo? Ontem, Mauro Araújo estava em São Paulo conversando com o também peemedebista Paulo Skaf. Quem sabe, na volta, responderá à indagação. Ou dirá o que está esperando para se definir, depois do ultimato de fevereiro.

Candidatura
Atual presidente do Diretório Municipal do PTN de Mogi, a socialite Débora Lapique voltará a fazer campanha para se eleger vereadora, nas eleições de outubro próximo. Depois de haver tentado, sem sucesso, chegar à Câmara, no pleito de 2012, Lapique recebeu o incentivo da deputada federal e vice-presidente nacional do PTN, Renata Abreu, para voltar à ativa na política. E ela vai para as ruas atrás dos votos. Seu partido fará convenção na mesma data e lugar – dia 22, na Câmara – que o prefeiturável Gondim Teixeira (SD).

Ora pois
O restaurante Quinta das Oliveiras, na esquina das avenidas Manuel Rudge e Frederico Straube, point da gastronomia local, acaba de encerrar suas atividades. Na área, onde a Cantina D’Angelo, de cozinha italiana, é pioneira e este ano comemora seu 20º. aniversário, há três endereços dedicados à culinária japonesa. Quinta das Oliveiras era o único especializado na cozinha portuguesa.

Guerreiros
O escritor André Martinez irá promover uma tarde de autógrafos de seu mais recente livro, Time de Guerreiros, amanhã, a partir das 15 horas, na Livraria Boigy, no início da Rua José Bonifácio, no Centro. Martinez, que também é colunista deste jornal, mostra em sua obra a história do basquete em Mogi, desde sua fundação até os dias atuais. Será uma oportunidade para os assinantes e aqueles que adquiriram o livro na promoção deste jornal recebam o autógrafo do autor. Jogadores da equipe Mogi/Helbor estarão presentes ao evento.

Cassados
Cinco ex-deputados condenados no mensalão tiveram a condecoração Ordem do Mérito Naval cassada pelo Comando da Marinha do Brasil. A condenação motivou a perda da honraria a José Dirceu, José Genoino e João Paulo Cunha, do PT, além de Roberto Jefferson (PTB) e Valdemar Costa Neto (PR). A decisão do “procedimento de exclusão automática” dos homenageados foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira, assinada pelo comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, a pedido da Procuradoria Geral da República.

Cotidiano

RELÍQUIA Antigo sino de bronze da Capela de São Sebastião, em Taiaçupeba, tem características de tempos passados e também chama os fiéis para as missas. (Foto: Edson Martins)
RELÍQUIA Antigo sino de bronze da Capela de São Sebastião, em Taiaçupeba, tem características de tempos passados e também chama os fiéis para as missas. (Foto: Edson Martins)

Frase
Nosso interesse é falar para todos os senadores. Essa oportunidade que eu tenho, garantida pela Constituição, eu vou utilizá-la.
Dilma Rousseff, presidente da República afastada do cargo, dizendo que irá ao Senado fazer sua própria defesa, no dia do seu julgamento, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas


Deixe seu comentário