INFORMAÇÃO

Economia ainda se move junto a alguns segmentos

Nova fábrica de celulose poderá influir no mercado de trabalho no município

Mesmo com todas as dificuldades impostas à economia pelos desdobramentos da pandemia do novo coronavírus, alguns segmentos ainda conseguem se mover em áreas muito específicas. Em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, por exemplo, está sendo implantado aquele que é considerado o maior projeto do Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, a ampliação da Bracell, fabricante de celulose solúvel, um investimento de R$ 8 bilhões, que deverá entrar em operação no próximo ano, para produzir 1,25 milhão de toneladas. Esse tipo de celulose é usado em uma variedade de produtos, desde têxteis, lenços umedecidos, armações de óculos, até sorvetes e produtos farmacêuticos. Tudo isso mais produtos industriais, como cabos de pneus de alto desempenho. Pois é justamente esse empreendimento, responsável pela geração de 4 mil empregos, que deverá ter alguma repercussão positiva na economia de Mogi das Cruzes, ainda durante a atual fase da pandemia. Acontece que a Bracell acaba de fechar um contrato com a Ponsse, empresa de origem finlandesa, com sede na cidade, para fornecimento dos equipamentos a serem utilizados em reservas florestais de eucaliptos. Por serem máquinas extremamente sofisticadas, cujas peças virão da Finlândia para o Brasil, a empresa mogiana deverá passar por um profundo processo de adaptação ao novo contrato, cujas bases estão sendo mantidas em absoluto sigilo por ambas as partes. Segundo informações de fontes dignas de crédito, a Ponsse poderá dobrar seu tamanho em Mogi e, para isso, estaria atrás de uma nova área que venha a abrigar o novo setor de operação na cidade. Fala-se também em algo como mais de duas centenas de novos empregos, a maioria deles destinada a trabalhadores de alta formação, como engenheiros e outros especialistas no setor de mecânica e tecnologia da informação. Ainda não se tem informação sobre quando o processo de contratação será iniciado, nem se isso estará na dependência da instalação da finlandesa em sua nova sede. De qualquer forma, a notícia traz algum alento em meio a tantas dificuldades que a economia doméstica está enfrentando.

Boatos

A indefinição na alta cúpula situacionista da cidade começa a provocar as mais inesperadas reações entre políticos que fazem de tudo para não ficar na linha de tiro entre o atual prefeito Marcus Melo (PSDB) e seu antecessor e deputado federal Marco Bertaiolli (PSD). Pois no início desta semana, o presidente emedebista na cidade, vereador Mauro Araújo, andou anunciando a formação de um bloco liderado por PSB e MDB. Uma pesquisa estaria sendo feita para avaliar o poder de fogo de fogo eleitoral dele e de Gustavo Bezerra, filho do vereador Chico Bezerra, numa disputa pela Prefeitura.

Medicina

“Saúde da mulher em tempos de Covid-19”, será o tema da palestra que o médico mogiano Carlos Eduardo Amaral Gennari irá realizar, no próximo dia 30, terça-feira, às 18h40, ao vivo, durante o Congresso Qualidade de Vida Empresarial. Especialista em ginecologia e cirurgia geral, o profissional dará informações importantes sobre os cuidados a serem adotados pelas mulheres durante o período de pandemia. Para assistir, basta acessar o canal de MP Feiras e Eventos, no YouTube, Instagram ou Facebook.

Mudanças

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do adiamento das eleições, a ser votada pelo Congresso, prevê, inicialmente, o dia 15 de novembro para o primeiro turno e dia 29 para o segundo, onde houver. Outras datas: a escolha dos candidatos e deliberações sobre coligações passam para o período entre 31 de agosto e 16 de setembro. Até dia 26, vence o prazo para a solicitação de registro dos candidatos, data que antecede o início da propaganda eleitoral. Em 27 de outubro, deve ser divulgado relatório discriminando transferências do Fundo Partidário.

Depoimento

A médica intensivista Debora Nogueira, que participou do quadro ‘Aqui dentro’, levado ao ar pelo Jornal Nacional, durante a edição da última sexta-feira, quando o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos, tem ligações próximas com o Alto Tietê. Ela é coordenadora do Pronto-Atendimento do Hospital Santa Maria de Suzano e relatou o drama enfrentado ao cuidar do marido, que testou positivo para Covid-19 e precisou de cuidados que foram adotados na própria instituição de saúde, já tendo recebido alta médica.

Frase

Quando você não souber o que escrever depois de uma vírgula, transforme-a num ponto.

Marco Luque, humorista brasileiro

Cotidiano

O filhote de coruja abandonado foi adotado pelo veterinário mogiano Jefferson Renan de Araújo Leite. (Foto: Eisner Soares)


Deixe seu comentário