LIMPEZA PÚBLICA

Ecoponto do Parque Olímpico volta a receber materiais

Fechado desde dezembro do ano passado para reforma, após ser vítima de vandalismo (furtos de material, invasões, incêndios e depredação), o Ecoponto do Parque Olímpico será reinaugurado hoje, às 10 horas. Na avenida Archimedes Carlos Munford, 2, o equipamento foi reformado com materiais e mão de obra da Prefeitura. Ele recebeu nova configuração, que segue o projeto do Ecoponto de Jundiapeba, em operação desde 2017.

O local ganhou uma baia de concreto, que facilita o descarte dos materiais nas caçambas. E conta com nova cerca, sala administrativa, banheiro, área gramada e espaço para entrada e saída de caminhões. A cidade volta a contar com três ecopontos, no Jardim Armênia, Jundiapeba e Parque Olímpico. Eles funcionam de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Os postos recebem pneus, entulho de construção, madeira, móveis usados e eletrônicos. Os resíduos vão para a Usina de Triagem da Vila São Francisco, onde a cooperativa Cata-Sampa atua com catadores cadastrados, dando o destino correto a cada tipo de material.

O secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que os ecopontos fazem da estrutura de coleta seletiva. O Programa Recicla + Mogi foi implantado em 2013 e assegurou o aumento gradativo do volume de materiais reciclados, passando de 0,5% no início do projeto para 5% atualmente. Hoje os bairros são atendidos três vezes por semana pela iniciativa. E há ainda o Cata-Tranqueira, que percorre regiões específicas da cidade, recolhendo materiais sem uso pela população.

Deixe seu comentário