ATRAÇÃO

Elas apresentam canções de protesto

Lívia Barros, ao lado de Helô Ferreira, comanda o show 'Protesto e Outras Canções' nesta sexta-feira; amanhã, Raquel Tobias com seu vasto repertório de samba, e no domingo, a atração será o Coco das Flores, grupo que traz o coco de roda, manifestação da cultura popular do nordeste (Foto: divulgação)
Lívia Barros, ao lado de Helô Ferreira, comanda o show ‘Protesto e Outras Canções’ nesta sexta-feira; amanhã, Raquel Tobias com seu vasto repertório de samba, e no domingo, a atração será o Coco das Flores, grupo que traz o coco de roda, manifestação da cultura popular do nordeste (Foto: divulgação)

No mês dedicado às mulheres, as artistas comandam a programação especial no Espaço Cultural Canto de Cabocla. Nesta sexta-feira, as cantoras e compositoras Lívia Barros e Helô Ferreira apresentam o show “Protesto e Outras Canções”, que inclui composições autorais como “Deriva” e “Meu Sangue”, além daquelas conhecidas do público como símbolos de resistência. A atração faz parte do projeto “Canto das Mina”, idealizado pela responsável pelo espaço, a também cantora e compositora Sandra Vianna.

“Da ditadura à contemporaneidade, a canção sempre encontrou uma maneira de se fazer presente e responder às violências de um Estado de exceção”, detalha Lívia.

No repertório estarão artistas como Elza Soares, Elis Regina, Chico Buarque, Paulo Cesar Pinheiro, César Sampaio, Caetano Veloso, entre outros. No show, Lívia Barros também apresentará alguns poemas que tratam do tema. O evento começa às 19h30 e tem entrada a R$ 10,00.

Já no sábado, o “Canto das Mina” recebe Raquel Tobias, uma compositora, cantora e intérprete paulista com vasto repertório com referências no samba raiz, samba contemporâneo, samba rock, soul e MPB. Seu timbre único e identidade forte lhe permitem conduzir seus shows com maestria e autenticidade.

Atualmente Raquel tem se dedicado ao projeto “Resgatando Raízes”, que tem como intuito reconhecer toda mulher sambista e dar suporte resgatando talentos ainda no anonimato.

Em 2018, ela teve sua biografia publicada pela Editora Kazuá,  projeto que se concretizou por meio da cantora e compositora Paula Pretta e do escritor Yuri Dinalli. O show de Raquel também começa às 19h30 e a entrada custa R$ 10,00.

Para terminar a semana, haverá o Coco das Flores que levará o coco de roda – uma manifestação tradicional da cultura popular do nordeste brasileiro – ao público, no domingo à noite. O horário e preço de entrada são os mesmos dos demais eventos.

O Canto de Cabocla fica localizado na Rua Barão de Jaceguai, 944, no Centro de Mogi das Cruzes. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do espaço.