LANÇAMENTO

Elétrico BMW i3 tem retoques visuais e parte de quase R$ 200 mil

O novo i3 chega em três versões com preços bastante elevados, entre os R$ 199.950 e R$ 239.950 (Foto Divulgação)

A BMW está lançando no mercado brasileiro o novo i3. Revolucionário desde a sua estreia mundial, no segundo semestre de 2013 e lançado no mercado nacional em setembro de 2014, o BMW i3 desembarca no país renovado visualmente e ainda mais eficiente. O modelo está disponível para compra por encomenda nas concessionárias exclusivas BMW i – localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal, nas versões i3 REX, com preço sugerido de R$ 199.950, i3 REX Connected, que parte de R$ 211.950, e REX Full, por R$ 239.950.
Concebido desde a fase conceitual como um veículo elétrico perfeito para o deslocamento urbano, o novo BMW i3 potencializa o prazer de dirigir, livre de emissões de poluentes, graças ao seu conjunto motriz, que inclui um motor elétrico capaz de gerar 170 cv de potência, entre 4.500 e 5.000 rpm, e 250 Nm de torque, de 75 a 4.800 rpm, a transmissão automática continuamente variável, tração traseira e baterias de alta voltagem de íons de lítio, com a maior capacidade de armazenamento de energia – 94 Ah/33 kWh.

Mudanças visuais foram sutis no i3, como o para-choque traseiro que ficou com ar mais robusto (Foto Divulgação)

Nesta configuração, o novo i3 REX alcança 180 quilômetros de autonomia no modo exclusivamente elétrico (até 235 quilômetros no ciclo NEDC), e mais 150 quilômetros, com a ajuda do extensor de autonomia (REX), que agrega um motor a gasolina compacto, de 647 cm³. O Novo BMW i3 acelera de zero a 100 km/h em 8,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.
Os motores elétrico e à combustão interna ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do sistema de transmissão. As baterias de íons de lítio, por sua vez, estão acomodadas embaixo do assoalho, entre os eixos do veículo.
O novo i3 preserva o desenho da versão anterior, contudo passa a exibir aprimoramentos visuais que evidenciam suas dimensões externas. O novo desenho do para-choque dianteiro, por exemplo, ressalta a percepção de largura da seção frontal do veículo. Na traseira, as novidades ficam por conta do para-choque mais robusto e de apelo esportivo, e do novo friso horizontal metálico que atravessa a porta traseira de lado-a-lado.

O desenho moderno e estiloso do novo BMW i3 chama a atenção por onde o compacto elétrico passa (Foto Divulgação)

Emblemas com a inscrição “eDrive” e “i3”, posicionados nas extremidades da tampa do porta-malas, também evidenciam a percepção de largura. O perfil do modelo é ressaltado pela coluna A e pela linha do teto, que exibem pintura diferenciada na cor preta, e de acabamento acetinado. O conjunto óptico é formado por faróis com lâmpadas full LED e luzes indicadoras de direção, também em LED, com desenho horizontalizado, mais harmônico, e que substitui as anteriores, de formato circular.
Por dentro, os destaques ficam por conta do acabamento com revestimento de couro bicolor e da prancha de madeira que decora o painel. O interior do novo i3 utiliza materiais naturais e sustentáveis, que ressaltam a característica premium do veículo. O couro que reveste os bancos conta com tratamento natural, que oferece qualidade superior e, consequentemente, sensação ao toque excepcional.

No interior o i3 exibe revestimento em couro bicolor e uma prancha de madeira que decora o painel (Foto Divulgação)

Na lista de equipamentos de série do novo BMW i3 os destaques ficam por conta do teto solar de cristal e acionamento elétrico, do sistema de áudio Harman Kardon e do assistente de estacionamento (Parking Assistant), com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiro e traseiro. A tecnologia Driving Assistant Plus informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal.
O compacto elétrico também incorpora o sistema ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – e que permite conexão à internet assim que o veículo deixa a linha de produção.
O novo BMW i3 tem dimensões similares ao de seu modelo antecessor. Ou seja, 4,011 metros de comprimento, 1,775 metro de largura, 1,598 metro de altura e 2,570 metros de distância entre-eixos. A capacidade do compartimento de bagagens é de 260 litros e, do tanque de combustível nove litros.