ARTIGO

Empresa, imagem e atração

Felipe Martins

Identidade visual diz respeito a todos os elementos gráficos (logotipo, tipografia, cores, website, cartão de visita, etc.) que representam a empresa visualmente – será dessa forma que ela se destacará e diferenciará dos concorrentes.

Imagina que você está pesquisando algumas empresas de marcenaria. Você achou uma que apresenta um site institucional impecável, profissional, logotipo atraente, padrão de cor agradável e elementos gráficos que conversam entre si e outra com um site simples, amador, logotipo sem expressão, péssima usabilidade sem seguir padrões de cores, etc.

A pergunta é: com qual das duas você fecharia negócio? Tenho quase certeza que você se sentiria muito mais confiante e seguro em apostar no trabalho da primeira empresa, que passou uma imagem profissional, certo?

Por isso que é tão importante investir nisso: cada detalhe deve ser projetado com o intuito de passar para o mercado uma imagem forte e profissional da empresa, transmitir informações para o consumidor (tais como personalidade, valores, missão e ideias) e, principalmente, ser impactante, marcante e direta.

E as vantagens são:

– Reconhecimento: isso é um processo gradativo, por isso é preciso criar ações que vão estabelecer uma comunicação entre o público e a sua marca, que deve ser feito através de divulgações adequadas;

– Vínculo: proporciona engajamento de clientes, gerar sensação de pertencimento, confiabilidade e credibilidade. Tudo isso influencia no processo de conversão do visitante em cliente;

– Permanência: favorece tanto as novas empresas que querem se lançar no mercado de forma diferenciada, quanto aquelas que já existem e querem reafirmar seus valores ou se reinventar, afinal, é preciso acompanhar as transformações do mundo dos negócios para se permanecer no mercado.

Percebeu como não é só um rostinho bonito. Por isso é importante ir atrás de uma empresa profissional que consiga captar a essência da sua empresa e criar uma identidade completa e coesa. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica, mas também é a que possibilita!

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.