INFORMAÇÃO

Ensino de inglês vai começar bem cedo nas escolas de Mogi

VENDE-SE Mogi tem vendedor ambulante de sonhos, como flagrou o nosso repórter fotográfico, em uma concorrida avenida da cidade. (Foto: Elton Ishikawa)

Um game produzido por técnicos da Prefeitura será usado por professores

O prefeito Marcus Melo (PSDB) guarda a sete chaves as informações sobre um programa especialmente desenvolvido por educadores e especialistas em Tecnologia da Informação da própria Prefeitura, cujo anúncio oficial deverá acontecer ainda durante este mês e que promete ser uma importante notícia para as famílias cujos filhos pequenos estão matriculados em escolas da rede municipal de ensino. O programa, já testado e aprovado por professores, vai possibilitar o ensino da língua inglesa para crianças a partir dos 3 anos de idade, por meio de um game, também produzido pela mesma equipe de programadores. A nova metodologia de ensino tem por referência a familiaridade dos pequenos com os equipamentos eletrônicos, desde os primeiros anos de vida. O programa é compatível aos 5 mil tablets e chromebooks já adquiridos pela Prefeitura e colocados à disposição das creches e emeis mogianas. O jogo possibilita, ao que se sabe, total interação com os pequenos praticantes, de maneira que eles passam a receber estímulos visuais e sonoros na tela, à medida que põem as mãos sobre um ou outro botão dos equipamentos. Engana-se, no entanto, quem imagina que esta é a primeira traquitana eletrônica especialmente desenvolvida pela equipe de programadores para o setor educacional de Mogi. Os alunos já se habituaram a encontrar lições de português, matemática e até de astronomia nos games disponíveis nas salas de estudos, durante as aulas de informática. Aliás, estas aulas conseguiram reduzir drasticamente as ausências dos estudantes nos dias em que elas acontecem. Mas quem são esses criativos programadores, capazes de produzir tais avanços? O grupo é formado por 62 antigos coordenadores de informática que, no princípio, ensinavam os primeiros passos dos computadores aos alunos. Hoje, em tempos de celulares e afins, isso se tornou obsoleto. E o prefeito, diante do alto custo de programas didáticos, retirou esse grupo da ociosidade e lançou para seus integrantes o desafio de se tornarem programadores capazes de produzir material para ser usado em salas de aulas. O resultado não demorou a chegar, com o desenvolvimento de projetos cada dia mais sofisticados e eficientes, a exemplo do ensino de inglês por meio de jogos, que promete ser a grande novidade para a educação municipal, já neste final de ano. Vai valer a pena esperar para conferir.

Assessoria

A Fiamini – Soluções Integradas em Comunicação, com as jornalistas Carla Fiamini e Simone Leone à frente, assumiu os serviços de assessoria de imprensa dão Suzano Shopping. A empresa foi contratada pela HBR Realty Empreendimentos Imobiliários, que assumiu recentemente o comando do centro de compras com 113 lojas e área locável de 23,6 mil m².

Oropó

A Comissão Especial de Seleção da Prefeitura de Mogi está promovendo o chamamento público, por dispensa de licitação, junto às 15 organizações sociais qualificadas junto à Secretaria Municipal de Saúde visando encontrar a futura gestora para os serviços na Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas Drª Corasi Alves de Andrade, no bairro do Oropó. A futura substituta da Pró-Saúde naquele posto será conhecida na manhã do próximo dia 29, quando termina o prazo para entrega de documentação e será definida a vencedora do chamamento.

Campanha

Na semana em que o vereador e prefeiturável Caio Cunha (PV) bate boca pelas redes sociais com o secretário municipal de Saúde, Chico Bezerra (PSB), por causa de espera para exames na rede pública, o prefeito Marcus Melo (PSDB) acabou por baixar o sarrafo nos governos petistas de Lula e Dilma, acusando o PT de haver provocado a atual crise do País e do programa “Minha Casa, Minha Vida”, de habitações populares. Foi durante reunião com moradores de Jundiapeba, ameaçados de despejo, na quinta-feira. Melo não gostou de informações – segundo ele, desencontradas – que teriam sido transmitidas ao grupo pelo também prefeiturável e vereador Rodrigo Valverde (PT). A temperatura sobe.

Eleitorado

A quase um ano das próximas eleições, o mais recente levantamento do TSE aponta Mogi com 312.079 eleitores, dos quais, 146.771 (47%) são homens e 165.308 (53%) são mulheres. A maioria deles, 78.764 (25%) está na faixa entre 45 e 59 anos; 65.197 (21%), entre 35 e 44 anos; 63.595 (20%) entre 25 e 34 anos; 59.547 (19%), com mais de 60 e 44.976 (14%), entre 16 e 24 anos. Desse total de eleitores, 49% (152.551) possuem ensino médio; 32% (101.315), até o fundamental e 19% (58.213), possuem ensino superior.

Frase

Hoje é sempre o dia certo, de fazer as coisas certas, da maneira certa. Depois será tarde.

Martin Luther King (1929-1968), religioso, ativista político americano e defensor dos direitos civis dos negros

Deixe seu comentário