INFORMAÇÃO

Escola do Cocuera terá Dia de Ação de Graças

Sentaro Takaoka” irá agradecer pelas conquistas alcanças durante o ano

Pelo quarto ano consecutivo, alunos e professores da Escola Estadual Dr. Sentaro Takaoka, do bairro do Cocuera, juntamente com lideranças religiosas especialmente convidadas, estarão promovendo, no próximo dia 21, às 10 horas, as solenidades em comemoração ao Dia de Ação de Graças. A proposta é transformar a data em “um dia de agradecimentos pelo ano que vai se findando e expressar nossa gratidão a Deus por todas as conquistas que tivermos e também a aqueles que nos apoiaram em todos os momentos”. O Dia de Ação de Graças, muito comemorado na Europa, mas, principalmente, nos Estados Unidos, faz parte da cultura de agradecimento por todas as coisas pequenas ou grandiosas alcançadas, mas, sobretudo, a vida. A organização do evento na escola tem ficado a cargo do professor Ivo Xavier, que também é pastor da Igreja Anglicana no Brasil. Na Europa e EUA, a data está relacionada ao agradecimento de pela colheita, sempre na quarta quinta-feira do mês. “Tenho tentado implantar aqui na escola e conseguido reunir os alunos neste agradecimento, quase no fechamento do ano”, disse ele, durante a comemoração da data, no ano passado, lembrando que “é um momento de agradecer, já que a gente faz isso nas coisas difíceis, mas se esquece de agradecer por todo o resto.” Segundo ele, “falta uma cultura cívica de agradecimento” em nosso País. Como a escola localizada no Cocuera, junto à zona rural, é frequentada por muitos filhos de agricultores e produtores em geral, o evento também um momento de gratidão pelos produtos que a terra nos oferece. Além do que é produzido pelos agricultores, a escola transmite aos seus mais de 700 alunos e de 70 funcionários, a importância de se agradeceu pelos frutos colhidos nas atividades pedagógicas, nas relações entre as pessoas e o respeito ao próximo. Desde o começo do ano, os professores procuram contextualizar o evento aos acontecimentos, de maneira a despertar nos estudantes a importância a ser dada ao evento. Durante o evento, são comuns as orações, músicas e até silêncio para se refletir a respeito do tema. Representantes de diferentes religiões também abordam a importância de se demonstrar gratidão pelas conquistas alcançadas.

Arte pura

O artista plástico Lucio Bittencourt promoveu, no último sábado, o lançamento do livro que descreve o universo de sua obra, no Teatro Municipal de Poá, localizado no centro da cidade. Até o próximo dia 30, das 9 às 16 horas, no mesmo local, acontecerá uma exposição de esculturas produzidas por Bittencourt. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Poá.

Digital

A mais recente edição da revista “Profissionais em Foco”, órgão oficial da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi, mostra que o setor já está sentindo os resultados positivos do novo Sistema de Aprovação Digital adotado pelo secretário Claudio de Faria Rodrigues, de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura. Os números são animadores: o alvará de aprovação de projetos e execução caiu de 60 para 10 dias; a aprovação de reformas de imóveis foi de 45 para oito dias; um alvará de cemitério, que demorava até 30 dias, caiu para três. E o registro de profissionais que levava 20 dias, agora é feito em menos de um dia.

Candidatura

A sessão de hoje da Câmara de Mogi promete ser decisiva. Caso compareça à reunião, o vereador Mauro Araújo (MDB) deverá dizer se mantém ou não a sua candidatura a presidente da Câmara, conforme estava previsto até o dia em que integrantes da Polícia Militar e do Ministério Público apreenderam computadores e documentos em seu gabinete, na sede do Legislativo.

Lembranças

Professores que, em 1969, se formaram no curso Normal do Instituto Dr. Washington Luís, comemoraram recentemente os 50 anos daquela conquista. Uma missa de ação de graças na Igreja de Santa Rita, com participação do Coral da Apampesp, antecedeu uma confraternização do grupo com um almoço, no Restaurante Fazendeiro. “É muito raro manter contato e a amizade depois de tanto tempo, mas é uma satisfação enorme, algo que fazemos com muito amor. Foi uma alegria viver tudo isso”, disseram as organizadoras do encontro.

Frase

Certos políticos brasileiros confundem a vida pública com a privada.

Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé (1895-1971), foi jornalista, escritor e pioneiro no humorismo político brasileiro


Deixe seu comentário