Estudo confirma preservação de bioma da Mata Atlântica | O Diário de Mogi
INFORMAÇÃO

Estudo confirma preservação de bioma da Mata Atlântica

FALTA TROCO Máquina instalada no supermercado Shibata, da Vila Industrial, recolhe moedas e as troca por cédulas: saída para o problema. (Foto: Augusto Neto/Divulgação)

Pesquisa indica que presença de mariposas é um importante indicador da área protegida

A presença, em grande quantidade, de algumas espécies de mariposas na Estação Biológica que abrange os municípios de Boraceia (na divisa entre Bertioga e São Sebastião) e Salesópolis, na Região Metropolitana da Grande São Paulo serve como indicativo de que o bioma da Mata Atlântica desses locais ainda se mantém preservado. É o que mostra uma pesquisa feita por especialistas ligados à Universidade de São Paulo (USP). O resultado do monitoramento das mariposas da família Sphingidae, feito por pesquisadores do Museu de Zoologia da USP, jogou por terra a expectativa daqueles que apostavam que o avanço da urbanização nas cidades localizadas ao redor da Estação poderia ter influenciado negativamente na conservação daquela reserva. As análises sobre os esfingídeos, como as mariposas são também conhecidas, foram realizadas em 2012 e 2013 e os dados populacionais dos insetos foram comparados com os de outro levantamento realizado há 64 anos. A proposta era verificar se, ao longo desses anos, houve mudanças na comunidade de mariposas, animais de hábitos noturnos e que realizam a polinização das plantas, por isso mesmo, servindo como indicadoras para detecção de degradação ou preservação da natureza. O estudo visava saber se durante os últimos anos houve mudanças acentuadas na comunidade das mariposas, num período em que Biritiba Mirim registrou um crescimento populacional de 204%, entre 1970 e 2007, período em que Mogi também cresceu 162%. Mesmo que atualmente restem apenas 12% da área original da Mata Atlântica, que já cobriu 150 milhões de hectares distribuídos pela costa brasileira. Segundo Marcelo Duarte, orientador da pesquisa, trata-se de um celeiro onde vivem mais de 165 mil espécies de plantas e mais de 2.200 de vertebrados, com uma grande riqueza de espécies. O estudo indicou que na pesquisa sobre as mariposas, feitas entre 1948-1950 foram coletadas 877 mariposas pertencentes a 62 espécies, enquanto na de 2012-2013 foram encontradas 2.509 mariposas pertencentes a 65 espécies. Algumas espécies avaliadas durante o estudo são consideradas endêmicas da Mata Atlântica, ou seja, ocorrem exclusivamente naquele bioma.

Pesquisa
O poderoso chefão do PR, Valdemar Costa Neto, pretende realizar pesquisas qualitativas para avaliar o potencial eleitoral de Josué Gomes, filho do ex-presidente José Alencar, já falecido. Os resultados da consulta poderão oferecer a Costa Neto melhores condições para negociar com partidos de esquerda ou de direita o lançamento do mineiro como candidato a vice-presidente, nas próximas eleições. Dependendo do que a pesquisa indicar, Josué pode ganhar cacife para ser cabeça de chapa, embora Costa Neto, hoje, considere tal hipótese estapafúrdia.

Recado
Em discurso proferido na última sexta-feira, durante entrega do título de Honra ao Mérito à Associação Comercial de Mogi pela Câmara Municipal, o ex-presidente da entidade, ex-prefeito e virtual candidato a deputado, Marco Bertaiolli (PSD), mandou um recado a alguns vereadores e comerciantes. Afirmou ser “totalmente contrário” a qualquer alteração na Lei Mogi Mais Viva, aquela que promoveu o pleno reordenamento do uso do espaço urbano da Cidade por propagandas e afins.

Mr. Hoppy vem aí
A Mr. Hoppy Beer & Burger, conhecida loja paranaense, que faz sucesso trabalhando sem garçom, cardápio enxuto e pedido feito no balcão, onde o cliente retira seu chope ou hambúrguer, está chegando à Cidade. Criada há dois anos, em Curitiba, a rede conta com 11 lojas, em cinco estados, sendo oito próprias e três franquias. Uma nova franquia será inaugurada em Mogi, no próximo mês de agosto.

Em baixa
Dados do Índice Properati-Hiperdados (IPH) mostraram que o preço médio do metro quadrado dos imóveis à venda no País permaneceu estável entre abril e maio, com leve redução de 0,03%. Segundo a pesquisa, o valor médio do metro quadrado brasileiro ficou em R$ 6.122, no mês de maio, sendo que o acumulado de 12 meses, os preços médios registrados pelo IPH caíram, nominalmente, 4,55%. Com a inflação, a redução foi de 7,11%. Detalhe: no IPH das 100 cidades avaliadas, 49 apresentaram variação nominal negativa no valor do metro quadro no período e Mogi das Cruzes registrou a maior desvalorização nominal, com uma queda de 2,91%. A maior valorização foi de Florianópolis, com alta de 2,62%.

Cotidiano

FALTA TROCO Máquina instalada no supermercado Shibata, da Vila
Industrial, recolhe moedas e as troca por cédulas: saída para o problema. (Foto: Augusto Neto/Divulgação)

Frase
Pinto os cabelos de preto para os encontros amorosos e de branco para as reuniões de negócios.
Aristóteles Onassis (1906-1975), empreendedor e magnata grego, que foi um dos empresários mais ricos e famosos do mundo