INFORMAÇÃO

Europeus visitam Mogi na próxima sexta-feira

Delegação da Comunidade Europeia será ciceroneada por Marcus Melo e assessores

Representantes de 12 países europeus visitarão Mogi das Cruzes na próxima sexta-feira. Acompanhados do prefeito Marcus Melo (PSDB) e assessores, os cônsules da Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, França, Hungria , Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Suécia deverão conhecer setores ligados à economia e prestação de serviços da cidade com as atenções voltadas para futuras parcerias, acordos comerciais, contratos de importação e exportação, além de troca de experiências e até mesmo a possibilidade da vinda de alguma empresa para Mogi. Os interesses dos estrangeiros estarão voltados para cinco pontos básicos: agricultura, inovação, empreendedorismo, saúde e educação. À cidade caberá apresentar o que possui de diferente, capaz de despertar a atenção dos visitantes para futuros convênios e negócios com os países da Comunidade Europeia. Dependendo do que os mogianos mostrarem, não está descartada a hipótese de um convite para que uma missão empresarial mogiana visite países europeus, dentro dos próximos meses, para ajustes finais de negociações. A visita que está cercada de sigilo, visando garantir a segurança dos europeus, não pode ter o roteiro previamente anunciado.A Imprensa também só poderá acompanhar uma parte da programação. Por enquanto, sabe-se que o início deverá ocorrer às 8h30, na Prefeitura, com a recepção do prefeito e pronunciamento do cônsul da Bélgica, Charles Delogne. Logo após, haverá visita a uma propriedade rural, onde os estrangeiros serão apresentados à produção agrícola de Mogi. Em seguida, irão acompanhar pessoalmente setores que trabalham com inovação tecnológica, empreendedorismo e conhecer o funcionamento de unidades de saúde e educação mogianas. Há muita curiosidade dos europeus em saber como uma cidade do porte de Mogi consegue oferecer atendimento de qualidade para um grande número de cidadãos com estruturas tão reduzidas e enxutas, bem diferente da Europa, onde as estruturas são enormes e o atendimento, ainda que para um número menor de pessoas, não consegue ser feito nas mesmas bases econômicas que as brasileiras. A reunião dos representantes dos países da Europa em Mogi é resultado de negociações que vinham sendo mantidas, havia algum tempo, entre o prefeito Melo e o cônsul Delogne, da Bélgica, que neste semestre é o País que está no comando da Comunidade Europeia. Consultados, os representantes dos demais países optaram por visitar Mogi, por conta de alguns de seus aspectos, como localização privilegiada e facilidade de acesso, além de sua diversificação econômica e outras características específicas. A previsão é que a visita se estenda até por volta de 18 horas, quando o prefeito Marcus Melo espera ter passado uma imagem positiva de uma Mogi voltada para futuros negócios com os europeus.

Belchior
O jornalista e escritor Jotabê Medeiros lança, neste sábado (1º), às 19 horas, no Café Maria Fumaça, em César de Souza, o livro “Apenas um rapaz latino-americano”, a biografia do cantor e compositor Belchior (1946-2017). Localizado na Avenida Ricieri José Marcatto, 527, o Café apresentará também uma exposição de capas dos discos de vinil do homenageado, além de um show do músico Clayton Belchior, do Projeto “Um Sujeito de Sorte”, em memória do artista de Sobral, que integrava o grupo “Pessoal do Ceará”, nos anos 70.

Hora do café
O comandante do CPAM-12, coronel Wagner Tadeu Silva Prado, realiza, às 10 horas de hoje, mais uma edição do “Café Com o Comandante”, quando serão homenageados os policiais militares que se destacaram no serviço operacional, durante o mês de outubro, em todo o Alto Tietê. O oficial deve fazer um balanço das atividades recentes da PM, em conversa com jornalistas.

Cidadão
O padre Marcos Sulivan Vieira, paulistano que exerce as funções de reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus, será homenageado com o título de Cidadão Mogiano, que lhe foi outorgado por iniciativa dos vereadores Emerson Rong (PR) e Otto Rezende (PSD). A homenagem acontecerá no 18 de dezembro, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal.

Ensino médio
A Escola da Cidade, faculdade de Arquitetura e Urbanismo sem fins lucrativos, da Capital, idealizada e dirigida pelo arquiteto Ciro Pirondi (de Mogi), continua inovando. E deve colocar em atividade, já no próximo ano, a Escola de Humanidades João Filgueiras Limas –Fábrica, um curso particular de ensino médio técnico, voltado para a qualificação em construção civil e design, com base em disciplinas humanas. A proposta ganhou amplo destaque na edição de segunda-feira da Folha. A Escola da Cidade é parceira de O Diário, no concurso que elabora projeto para otimização da antiga Rodoviária da Praça Firmina Santana.

Frase
Envelhecer não é tão catastrófico se considerarmos a alternativa.
Maurice Chevalier (1888-1972), ator, cantor e humorista francês