NO PALCO

Evento especial celebra o circo-teatro

Secretaria de Cultura de São Paulo promove uma noite de gala do circo no Theatro Municipal de São Paulo, em comemoração ao Dia do Palhaço. Atração é gratuita. (Foto: Divulgação)
Secretaria de Cultura de São Paulo promove uma noite de gala do circo no Theatro Municipal de São Paulo, em comemoração ao Dia do Palhaço. Atração é gratuita. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo realiza nos próximos dias 10 e 11, no Theatro Municipal de São Paulo, uma noite de gala do circo, com duas apresentações do espetáculo “A Lona Uniu as Gerações”.  O evento celebra o “Dia do Palhaço”, comemorado anualmente em 10 de dezembro.

A celebração deste ano homenageia o circo-teatro, que surgiu o Brasil na primeira década do século XX, e introduziu um ritmo narrativo no qual os esquetes cômicos ou dramáticos são costurados por uma trama única, ou seja, ao final, é contada uma história por meio dos números. Esta modalidade mantinha o repertório formado, normalmente, por espetáculos de comédias e melodramas, com textos adaptados de romances folhetinescos sobre assuntos diversos: mitologia, religião e fatos do cotidiano.

“É uma enorme satisfação poder abrir as cortinas de um dos palcos mais disputados da cidade de São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo, para o circo paulistano, homenageando a sua história”, ressalta o secretário municipal de Cultura de SP, André Sturm.

O mote do espetáculo é o encontro entre o palhaço e um menino da cidade que recebe o circo. Por meio do encantamento e da curiosidade do garoto, a história demonstra como ele se torna aprendiz do velho palhaço.

Como parte dessa homenagem circense, estão previstos, ainda, espetáculos de rua em frente ao Theatro Municipal. Estão confirmadas as presenças da Família Burg e Dupla Cia., que encenam “Cabaré”, a partir das 17h30 do dia 10; e, no dia 11, no mesmo horário, é a vez da Trupe Koskowisck com a atração “Olha o Palhaço no Meio da Rua”.

A direção geral é de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho comanda a festa que traz companhias circenses, artistas convidados e a participação especial de Dedé Santana. A Secretaria convidou, ainda, o ator e palhaço Fernando Sampaio, um dos fundadores da Cia. La Mínima.

O endereço do Theatro Municipal de São Paulo é Praça Ramos de Azevedo, s/n. Os ingressos gratuitos serão distribuídos a partir das 18 horas.