Evento exibe animações japonesas

Mostra ‘Cine Sesi-SP no Mundo: Japão Jovem’, que destaca as tendências do cinema japonês contemporâneo / Foto: Divulgação
Mostra ‘Cine Sesi-SP no Mundo: Japão Jovem’, que destaca as tendências do cinema japonês contemporâneo / Foto: Divulgação

Quatro produções cinematográficas que caracterizam a nova fase do cinema japonês serão exibidas a partir desta semana no Sesi de Mogi das Cruzes. A mostra “Cine Sesi-SP no Mundo: Japão Jovem”, em parceria com a Fundação Japão, conta com um longa-metragem dirigido por Tomoyuki Furumaya, e três animações de Makoto Shinkai.

A cada semana, até o dia 25 de maio, o público poderá conferir ‘O Lugar Prometido em Nossa Juventude’, ‘O Jardim das Palavras’, ‘Bushido Sixteen’ e ‘Em Busca das Estrelas’. As sessões são gratuitas e serão realizadas nos dias 5, 12 e 19 de maio, quintas, às 15h, e no dia 25 de maio, quarta, no mesmo horário. Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI na página www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Essa é a primeira vez que o projeto ‘Cine Sesi-SP no Mundo’ tem como tema um país asiático, após ter explorado em outras edições o cinema europeu em produções francesas, holandesas e alemãs. Outra novidade dessa edição é o foco temático na juventude – os filmes selecionados tratam de desafios típicos dessa etapa do amadurecimento, narrando situações que serão reconhecidas por públicos de todas as idades.

A mostra é uma oportunidade para os fãs da cultura japonesa como os leitores de mangás, fãs de animes e praticantes de artes marciais, descobrirem novas produções. Mesmo quem ainda não tem tanto contato com esse universo, poderá conferir exemplos da linguagem cinematográfica desenvolvida naquele país.

As obras trazem em comum os dilemas de protagonistas jovens, ricas em referências a práticas culturais japonesas, mas que remetem a experiências universais. Os filmes revelam uma dicotomia em que a contemplação da natureza e do silêncio e a presença da tradição convivem com a tecnologia e o desenvolvimento acelerado. Essa contradição entre o tradicional e o contemporâneo amarra enredos densos que narram histórias de superação e aceitação, em que os personagens nem sempre conseguem o que desejam, mas conquistam a própria maturidade.

Os diretores

Consagrados internacionalmente e com grande sucesso de públicos em seu país, ambos os diretores são considerados pela crítica especializada como promessas do cinema japonês contemporâneo. Tomoyuki Furumaya conseguiu fama internacional ao ter seus dois primeiros filmes premiados em festivais ocidentais – em Vancouver e Rotterdam. É comum em suas obras o conflito entre personagens fortes e decididos, em contraste com a indecisão e falta de coragem que o próprio diretor alega viver.
Oriundo da indústria dos animes, o animador Makoto Shinkai já é chamado no Japão como sucessor de Hayao Miyazaki – ganhador do Oscar de Melhor Animação por ‘A Viagem de Chihiro’. Shinkai é conhecido pela qualidade do traço e cor em seus desenhos – especialmente nos cenários, baseados em lugares reais – e pelo frequente uso de metáforas visuais a partir de elementos cotidianos típicos do Japão: os trens, as cerejeiras e os telefones celulares.

SERVIÇOS

Mostra Cine SESI-SP no Mundo: Japão Jovem
Local: CAT Mogi das Cruzes – Rua Valmet, 171 – Brás Cubas – M. Cruzes
Datas: de 5 a 25 de maio
Informações: 4723-6900 / 4723-6925


Deixe seu comentário