CONSUMO

Expectativa em torno da Black Friday cresce em Mogi

PROJEÇÃO Muitos consumidores antecipam as compras de Natal e fim de ano na data promocional. (Foto: Eisner Soares)

Está marcada para sexta-feira a Black Friday que deverá ser a maior do Brasil até hoje. Segundo o site oficial do evento, as vendas desta vez deverão ser 21% maiores em relação a 2018, gerando um faturamento que ultrapassará a casa de R$ 3,1 bilhões de reais. Na internet, maior plataforma de vendas durante a data, a expectativa é de um aumento em 18% também comparado ao ano passado.

CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico, o mogiano Felipe Martins comenta sobre este período de vendas e como elas vêm sendo feitas na internet. Ele explica que, assim como nas lojas físicas, os comércios online podem ver a data como uma maneira de esvaziar os estoques antigos, mas sem se limitar a apenas isso.

“Este é um dos pontos, mas outras estratégias também devem ser colocadas em prática. O produto que é barato, por exemplo, pode ser um chamariz para que o cliente volte a gastar naquela loja, principalmente se for prestado um atendimento legal. Além disso, a Black Friday é para muitos uma possibilidade de antecipação de vendas do Natal. Para que tudo dê certo não adianta ter em promoção apenas os produtos que ninguém vai querer tem que ter atrativo”, comentou Martins.

Para ter mais segurança nas compras online o especialista explica que é preciso ficar atendo às lojas que vendem via depósito ou boleto bancário, mas que as vendas por cartão de crédito não costumam apresentar riscos. Ainda assim, as vendas efetuadas com sucesso podem aumentar ainda mais a confiança dos consumidores.

Sobre as estratégias adotadas pelo comércio online, Martins fala que é importante mesclar os produtos que receberão os descontos. “Tem lojista que quer acabar com uma coleção muito antiga e acaba colocando só aquilo em promoção, mas os clientes percebem isso. É importante fazer uma negociação com os fornecedores para realmente diminuir os preços, montar kits de produtos também é uma opção e não pode cobrar fretes abusivos”, recomendou.

Martins afirma ainda que durante este período é fundamental investir no marketing das empresas, sinalizando o site com banners e logos que marquem os produtos que fazem parte da Black Friday. Além disso, ele ressalta que de maneira nenhuma os empresários devem tentar “enganar” o consumidor, colocando, por exemplo, a sinalização da promoção em um preço que não foi alterado ou aumentando o preço antes da data para depois voltar a abaixar.

‘Compre só se couber no orçamento’, diz especialista

Na sexta-feira, os consumidores poderão aproveitar os descontos previstos para a edição deste ano da Black Friday. A data, entretanto, pode gerar gastos além do previsto, com compras de produto que não são uma necessidade por agora. Para o educador financeiro, Reinaldo Domingos, do canal do YouTube Dinheiro à Vista, algumas decisões simples podem evitar grandes prejuízos. Ele preparou uma série de dicas para o evento:

• Faça uma lista detalhada de tudo daquilo que pretende comprar, considerando principalmente o quanto pretende gastar com cada item. Esse levantamento ajudará a evitar compras por impulso.

• Não compre se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que caberá no orçamento dos próximos meses e procure fazer um número pequeno de parcelas.

• Pesquise entre várias lojas e sites para ter certeza que conseguirá descontos realmente interessantes.

• Observe se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa no futuro. Por exemplo, para aproveitar um videogame é preciso comprar jogos e acessórios.

• Aproveite a internet como um importante meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis.

• Se for às compras, use roupas confortáveis, se alimente bem e tenha paciência. Isso evitará que deseje comprar rapidamente apenas para acabar com o “martírio”, perdendo assim oportunidades de encontrar o menor preço.


Deixe seu comentário