'Olhar Feminino'

Exposição em cartaz na Pinacoteca de Mogi faz homenagem às mulheres

POR ELAS Telas exibem figuras femininas, flores e paisagens, entre outros temas na exposição que reúne 34 obras. (Foto: arquivo)
POR ELAS Telas exibem figuras femininas, flores e paisagens, entre outros temas na exposição que reúne 34 obras. (Foto: arquivo)

A 7ª edição da mostra ‘Olhar Feminino’, que reúne 34 obras assinadas por artistas mulheres, com temática variada, pode ser conferida até o final deste mês na Pinacoteca de Mogi das Cruzes. Quadros e esculturas exibem natureza morta, figuras femininas, paisagens, animais, religião, além de autorretratos e cenas do cotidiano.

Obra intitulada ‘A Mulher nos Três Impérios do Egito’, da artista plástica AnaMarB, chama a atenção do visitante, que também tem a oportunidade de apreciar o trabalho de Natália Lemes sob o título ‘Beleza e Transformação’. Trata-se de uma proposta que mostra a mulher como um ser em constante evolução.

Também chamam atenção nesta exposição três retratos de mulher negra em diferentes situações: sozinha, com o filho e colhendo frutas. São os trabalhos de Shriley Borges, Lúcia Camini e Maria Domingos, que exibem a resistência, a perseverança e a luta contra o racismo.

A sensibilidade do corpo feminino também se apresenta na mostra com a pintura ‘Mãe Natureza’, de Simone Figueiredo, que destaca uma índia nua ao lado de araras e onça, ‘Solidão’, de Ju Bicalho, traz uma mulher seminua contemplando o mar e ‘Rosou Amarelou’, de Linda Fuga, quadro com uma mulher nua como se estivesse posando para a artista.

O ‘Olhar Feminino’, mostra que teve uma pausa por conta do fechamento temporário da Pinacoteca, para reforço no sistema de segurança, exibe ainda obras variadas, como representações de um cachorro, desenhado por Célia Boratto, o ‘Recanto Mineiro’ de Adelaide Lawitschka Swettler, que convida o espectador a entrar no quadro e os mosaicos ‘Blue Queen’, de Zaya Vause.

As obras foram selecionadas por um júri especializado. A mostra que homenageia as mulheres também visa a fomentar, promover e difundir a produção artística da cidade, além de estimular a reflexão e o intercâmbio no campo das artes visuais. Também contribui para a formação de público.

Horário

Reaberta no último dia 12 de junho, após um trabalho de reforma e reforço na segurança realizado nos últimos dois meses, a Pinacoteca de Mogi das Cruzes funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Nesta terça-feira permanece fechada por conta do feriado estadual do Dia da Revolução Constitucionalista. O endereço é rua Coronel Souza Franco, 993 – Centro Histórico – Mogi das Cruzes.