NO COCUERA

Exposição no Casarão do Chá faz retrospectiva da carreira de Akinori Nakatani

Casarão vai oferecer sessões de cinema ainda neste ano. (Foto: arquivo)
LOCAL Obras do ceramista ficarão no Casarão do Chá até 24 novembro, sempre aos domingos. (Foto: arquivo)

O artista Akinori Nakatani abre neste domingo a primeira exposição retrospectiva de sua obra no Casarão do Chá, no Cocuera. O público poderá conhecer 50 peças da produção ceramista do autor nascido em Osaka, no Japão, e formado em Educação Artística pela Faculdade Pedagógica de Kyoto. Ele mora no Brasil desde a década de 1970, quando aqui chegou após cumprir um programa de intercâmbio e viajar por países da América Latina. O evento marca os cinco anos de reabertura do Casarão do Chá.

O público poderá conferir pela primeira vez uma mostra retrospectiva do autor. A arte de Nakatani está centrada na produção de peças de cerâmica conectadas com a natureza dos materiais que as compõem e o processo totalmente artesanal que dá forma, cor e textura a escultura e peças.

O artista reside com a família no bairro do Capixinga, onde mantém um ateliê reconhecido por abrigar um forno japonês, chamado “noborigama”.

Nakatani é o fundador da Associação Casarão do Chá, responsável pelo tombamento do imóvel que abrigou a antiga fábrica de chá Tokyo, como patrimônio histórico nacional, e pela reunião e restauração da construção que caminhava para ser perdida pela falta de conservação e uso. O local abre ao público aos domingos.

A exposição faz parte da execução do projeto de incentivo cultural concedido pelo Governo do Estado por meio do
ProAC-ICMS, que contou com a participação de empresas como JSL, Mineração Horii, Shibata Supermercados, Rinnai, Embu S/A e Governo do Estado.

Em outubro

No próximo dia 26 de outubro, um outro ato marca as comemorações dos cinco anos da abertura do Casarão do Chá. Será realizada palestra em forma de mesa-redonda sobre a cerâmica e a obra de Nakatani, com participação dele e da pesquisadora de história da arte, Giovana Delegracia. Será das 14 às 16 horas, com entrada franca. Já a Exposição Retrospectiva de Akinori Nakatani poderá ser visitada de domingo até o dia 24 de novembro, sempre aos domingos.


Deixe seu comentário