TRÂNSITO

Faixas de pedestres recebem iluminação para melhorar a segurança da travessia

MELHORIA A Iluminação foi reforçada na passagem de pedestres em frente ao Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, entre outros pontos. (Foto: divulgação - PMMC)
MELHORIA A Iluminação foi reforçada na passagem de pedestres em frente ao Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, entre outros pontos. (Foto: divulgação – PMMC)

Avenidas de grande circulação de pessoas receberam iluminação em cinco pontos de travessia de pedestres em Mogi das Cruzes neste mês. Desde o início da pandemia, a cidade registra um aumento no número de acidentes com veículos. A melhoria da segurança viária é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transportes.

Neste trabalho, são implantadas luminárias nos dois lados das faixas para pedestres, melhorando a iluminação também para o motorista no período noturno. Com isso, a travessia fica mais segura, uma vez que o motorista tem maior visibilidade no período noturno.

No Mogilar, foram beneficiadas as travessias localizadas na avenida Manoel de Oliveira, em frente ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, e na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, em frente ao Pró-Criança. Já na região central, o trabalho foi realizado na rua Doutor Deodato Wertheimer, próximo ao encontro com a rua Carmem de Moura Santos. O ponto é utilizado por moradores e também por frequentadores da unidade mogiana da Apae.

No distrito de Jundiapeba, foi implantada travessia iluminada na avenida Lourenço de Souza Franco, no trecho que passa pela Vila Nova Jundiapeba. Por fim, no distrito de Braz Cubas, as luminárias foram instaladas na avenida Francisco Ferreira Lopes com a rua Schwartzmann, um dos pontos mais movimentados da região.

Todos os locais foram definidos após estudos técnicos realizados pela equipe de engenharia de tráfego da Secretaria Municipal de Transportes e a implantação faz parte da ampliação dos pontos de travessias iluminadas no município. No ano passado, o trabalho já havia sido finalizado em 45 pontos, dentro de uma parceria da Prefeitura com o Detran, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Naquela ocasião, foram beneficiados pontos como as avenidas Francisco Rodrigues Filho, desde o Mogilar até o Botujuru, Pedro Romero e Lothar Waldemar Hoehne, que compõem a via Perimetral da cidade.

As equipes da Secretaria Municipal de Transportes também estão realizando ações de revitalização da sinalização trânsito em todas as regiões da cidade. O trabalho, que não foi paralisado durante o período de restrições por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, compreende a pintura de sinalização de solo – como faixas de pedestres, lombadas, linhas de centro e borda – e a manutenção da sinalização vertical, com a revitalização e substituição de placas.

Avenida Miguel Gemma tem lâmpadas queimadas 

Os motoristas que trafegam pela avenida Miguel Gemma enfrentam a escuridão no trecho entre o Conjunto Toyama e a Cooperativa dos Produtores de Ovos, no sentido Salesópolis. Isto porque há oito luminárias queimadas no trajeto. Há problemas também na Estrada Katsuji Kitaguchi, no bairro do Cocuera.

A Secretaria Municipal de Obras informa que vai entrar em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sobre a necessidade da manutenção, uma vez que o trecho se situa no limite da jurisdição do órgão.

Assim que receber a autorização do DER, o trabalho será executado, segundo a pasta, mas não foi informado o prazo para realizar a troca de lâmpadas.

Já sobre a Katsuji Kitaguchi, a Secretaria de Obras informa que vai acionar a empresa Trajeto, responsável pela manutenção na cidade, para que providencie uma verificação na estrada e adote as medidas de manutenção necessárias.

Para solicitar reparo no sistema de iluminação pública dentro do município, o morador pode recorrer aos canais da Ouvidoria (telefone 156, Facebook ou whatsapp: 97133-1999).

Um link no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes permite que as pessoas apontem os locais que necessitam de manutenção. Assim que o registro é feito, a demanda segue para a programação de serviços. O endereço é

http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/todos-os-assuntos/iluminacao-publica-troca-de-lampadas-queimadas-quebradas-e-com-defeitos


Deixe seu comentário