CULTURA

Família Novais, da jovem Gaby, participante do ‘The Voice Kids’, canta e recebe convidados em transmissão de vídeo

LEVE Na edição deste domingo, Fernando, Priscila e Gaby convidam crianças para tocar músicas especiais de Dia das Mães. (Foto: divulgação)
LEVE Na edição deste domingo, Fernando, Priscila e Gaby convidam crianças para tocar músicas especiais de Dia das Mães. (Foto: divulgação)

No dicionário, a palavra “sarau” é descrita como uma “reunião festiva, geralmente à noite, para conversar, ouvir música e dançar”. A pergunta, durante a época de quarentena e isolamento social em que o mundo passa é, “por quê não fazer um evento assim online?”. Sem encontrar motivos que fossem contra a ideia, o trio Família Novais decidiu então arregaçar as mangas e criar um horário, aos domingos, para o ‘Uke Sarau’, exclusivamente dedicado ao ukulele, instrumento de cordas popular do havaí.

O trio é formado por Fernando, Priscila e Gaby Novais, sendo a última uma estrela mirim, que participou da temporada atual do reality musical ‘The Voice Kids’, exibido pela TV Diário. Eles já estão acostumados a se apresentar juntos nos palcos da região, mas a transmissão de vídeo em tempo real na internet era uma novidade até quatro semanas.

Pai da família, primeiro a se encantar pelo som do ukulele e porta-voz do grupo, Fernando conta que a ideia tem o objetivo de “alegrar a quem assiste” e nasceu como “uma forma de fugir da tristreza de ficar sozinho, de evitar pensar em doença”.

A primeira edição funcionou como teste, e teve, além da presença dos anfitriões, vários convidados, todos adultos. Mas, como explica Fernando, como os músicos mais experientes “acabam se reunindo e fazendo alguma movimentação”, o projeto naturalmente se voltou ao menos engajado público infantil, até mesmo pela participação da própria Gaby Novais.

Deixando de lado o fator “pai-coruja”, Fernando diz que “não conhece nenhuma outra criança que toque ukulele a tanto tempo quanto ela”. De fato, a menina de 12 anos já tem 10 de carreira musical, e aproximadamente 8 de contato com o instrumento de cordas, o que a torna conhecida no nicho de instrumentistas.

Outro fator que ajuda – e muito– é a participação de Gaby no palco do ‘The Voice’. “Ela já era conhecida, mas o programa amplificou muito o contato com as crianças, então decidimos focar nisso”.

O “foco” veio da seguinte maneira: na live, a Família Novais toca algumas canções, e entre elas, recebe convidados, que a partir da segunda transmissão passaram a ser crianças não só de Mogi, mas de todos os cantos do país.

Ao final, como um sarau presencial, o trio principal abre espaço para possíveis participações do público, desde que os interessados toquem ukulele. Mesmo sendo um instrumento não tão difundido, Fernando conta que há muita procura para este momento. “Um dos exemplos é uma menininha chamada Malu, de 7 anos, que conhecemos através da live. Ela participou uma vez e depois se tornou convidada especial”.

O apoio da audiência vem no campo de comentários e interações do Instagram, e como o retorno tem sido positivo, o ‘Uke Sarau’ se tornou agenda fixa, sempre aos domingos, a partir das 18 horas, com duração de aproximadamente uma hora e meia.

A próxima edição já está agendada para este domingo, dia 10. Será um especial de Dia das Mães, com músicas especialmente pensadas para elas. E não é só isso: a ideia, quando o mundo for um lugar mais seguro, é levar a atração para os palcos. “Edições presenciais são o sonho de todo artista agora. Queremos ter a energia do público próximo, respirando, aplaudindo, sentindo a música. Fizemos isso a vida toda e não vemos a hora de voltar”, encerra Fernando.

Objetivo é divulgar o ukulele

O envolvimento da Família Novais com o instrumento ukulele é extenso. O pai, Fernando, tem uma orquestra dedicada ao instrumento, a Ukulele Mogi. A filha, Gaby, começou a tocá-lo aos 5 anos de idade, e Priscila, a mãe, passou a acompanhar a pequena, apaixonando-se também pela música.

É tanta paixão pelo instrumento que o canal ‘Toca Ukulele’, que tem mais de 100 mil inscritos no YouTube, convidou o trio para participar de um festival no final de abril. Por isso, o ‘Uke Sarau’ do último domingo do mês foi especial, integrando a programação de um evento que reuniu artistas de todas as regiões do Brasil.

“Já tínhamos iniciado o sarau quando recebemos o convite para participar do evento deste canal que faz muitas ações não só online”, explica Fernando, que adorou ter participado, assim como já fez em outras atividades presenciais promovidas pelo ‘Toca Ukulele’.

Segundo o pai da Família Novais, quando Gaby participou do ‘The Voice Kids’ e exibiu em rede nacional o instrumento, ela “influenciou muitas outras crianças a tocarem”. Desde então, o objetivo da Família tem sido divulgar o ukulele. “Mais pessoas tocando são mais pessoas felizes. A gente é feliz por tocar e queremos passar isso para frente”, resume ele.


Deixe seu comentário