ARTIGO

Fature no Dia do Consumidor

Felipe Martins

Oficialmente, o Dia do Consumidor é 15 de março, mas o evento acontece na quarta-feira da semana do dia 15 (esse ano será dia 13/03/2019) por estratégia comercial. A data está posicionada antes da Páscoa e longe de outras datas sazonais, atraindo a atenção dos usuários que querem comprar algo nesse primeiro trimestre.

Pesquisa realizada pelo Google mostrou que, em 2018, o número de visitas em e-commerces cresceu 13% no dia do evento, atingindo 26 milhões. Levando em consideração toda a Semana do Consumidor, foram 11% mais visitas, chegando em 126 milhões. Os fatores que mais influenciam as compras são: valor, confiança na loja, valor do frete e tempo de entrega.

Assim como a Black Friday, esse evento não se resume a apenas um dia. Ele movimenta a semana inteira: 73% das pessoas que compraram algo na data começaram a pesquisar as ofertas com uma semana de antecedência.

Sobre as categorias que mais venderam em 2018, temos: alimentos e bebidas (35,4%), moda e beleza (27,7%), eletrônicos (17,1%), smartphones (14,0%), eletrodomésticos e eletroportáteis (13,7%) e móveis e decoração (10,8%). Em 2019, espera-se um cenário um pouco diferente.

Considerando apenas quem manifestou interesse em comprar algo no primeiro semestre de 2019, 53% pretendem esperar chegar o Dia do Consumidor para comprar roupas e calçados; 61% estão aguardando para consumir smartphone; 62% planejam investir em computador e vídeo game; 53% ficarão de olho nos móveis; 57% estão em busca de eletrodomésticos e eletroportáteis; e 59% estão aguardando o dia para ver TVs.

Dicas para vender mais: invista em uma plataforma de e-commerce com excelente usabilidade e design profissional para proporcionar uma boa experiência de compra; coloque em prática ações de descontos e ofereça vantagens; mantenha contato com os clientes (novos e antigos), tanto no período pré como no pós-venda; e divulgue com bastante antecedência para atingir o público-alvo antes da concorrência.

Portanto, aproveite essa data para movimentar seu e-commerce. Boas vendas!

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.