NOVIDADES

Festa do Divino de Mogi terá novena e três alvoradas online

REZA ONLINE A exemplo da missa na Capela do Divino, as novenas terão transmissão pela internet. (Foto: divulgação)

A maior parte da agenda religiosa da Festa do Divino Espírito Santo foi mantida pelos organizadores que divulgaram, no final de semana, a agenda de eventos. Além das novenas realizadas na Catedral de Santana, e com transmissão pela internet, apenas as rezas da Alvorada serão realizadas, com a presença restrita de padres e os festeiros, em um tríduo. A princípio, os organizadores incluíram uma carreada na Entrada dos Palmitos, algo que está inscrito, inclusive, na programação divulgada no final de semana. Porém, ontem, essa ideia foi descartada – o receio era a adesão de devotos que passaram a ligar para os festeiros, dizendo que também queriam participar do cortejo pela cidade.

A quarentena que previne a propagação do novo coronavírus determinou a eliminação da parte cultural e folclórica da Festa do Divino deste ano. Solenidades como o levantamento do mastro e as quermesses foram canceladas. A última vez que isso aconteceu foi no pós-guerra, quando houve um hiato na realização da tradicional festa mogiana.

A Festa do Divino Espírito Santo começa nesta quinta-feira. As alvoradas foram restritas a um tríduo, sem a participação dos devotos, apenas festeiros. A Guarda Municipal impedirá a presença de terceiros.

Outro ponto a ser mantido, mas com mudanças, será a distribuição de Afogado, prato típico mogiano e que será entregue, em marmitex, a moradores em situação de rua.

O festeiro e vereador Mauro de Assis Margarido disse ontem que a decisão de manter apenas as novenas e as três madrugadas da Alvorada foram tomadas na tarde de ontem. Antes disso, a ideia era conduzir alguns atos, como o hasteamento da bandeira, de maneira simbólica. “Mas, muitas pessoas começaram a nos ligar, pedindo para participar, e temíamos que essa situação saísse do nosso controle”, disse.

MUDANÇA Uma das únicas programações que será mantida são as alvoradas que neste ano não receberão devotos, segundo os festeiros. (Foto: arquivo)

Ele lamentou a interrupção na manifestação que une fé, religiosidade e folclore, pela primeira vez, neste século. “É alto tão histórico que se quebra”, disse, afirmando que a programação religiosa, transmitida pela internet, será um meio de atender aos devotos.

Tradicionalmente, o festejo mobiliza milhares de participantes, devotos e religioso. Um dos setores mais afetados serão as entidades sociais que participam da quermesse, com a montagem de barracas de doces e bebidas – sem esses recursos, boa parte delas terá um desfalque considerável nas contas deste ano. No ano passado, a receita da festa foi de R$ 3 milhões, sendo R$ 2,3 milhões apenas da quermesse.

Agende-se

A primeira noite da novena será na sexta-feira, dia 22, com a missa celebrada por dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes, na Catedral de Santana. A primeira alvorada, sem público, será no dia seguinte, na madrugada de sábado (dia 23).

Os demais dias da novena serão realizados em outras paróquias. Todas com transmissão pelas redes sociais. No sábado, o padre Marcus Sullivan conduz a celebração no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus (Igreja de São Benedito). Na sequência virão demais igrejas como a de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Industrial, com o padre João Paulo Silva.

A alvorada no Cemitério São Salvador, com a celebração de uma missa, será na segunda-feira (dia 25), com a celebração do padre Cláudio Antônio Delfino. Não haverá o café para os participantes.

Outras noites da novena preparatória acontecerão em locais como Sabaúna e Vila Oliveira.

As missas serão às 19h30, com transmissão online pelo Facebook da Festa do Divino (https://www.facebook.com/festadodivinodemogidascruzes) e da rede social da paróquia.

.

CONVITE Padre Jonatas (na foto com padre Marcelo) será celebrante. (Foto: divulgação)

O padre Jonatas Diniz, da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de Sabaúna, irá celebrar hoje, às 19 horas, a tradicional missa em homenagem ao patrono da advocacia, Santo Ivo, na igreja dedicada ao santo na Capital. Pela primeira vez, a celebração será transmitida pela internet pelos canais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo e de Mogi das Cruzes (facebook.com/oabsaopaulo/live e no Youtube OAB SP – youtube.com/user/webtvoabsp/).

Segundo o presidente da OAB de Mogi, Dirceu do Valle, que coordena a homenagem, o padre Jonatas Diniz, do movimento da Renovação Carismática e da Diocese de Mogi, atenderá às determinações da Organização Mundial de Saúde e os ritos serão conduzidos com o distanciamento entre o celebrante e os demais participantes.

Promovida pela OAB SP, Caixa de Assistência (CAASP), Instituto dos Advogados (IASP) e Associação dos Advogados (AASP), a cerimônia celebra Santo Ivo, defensor histórico dos menos favorecidos, da Justiça e da igualdade entre os homens. Em outros anos, o arcebispo, dom Odilo Pedro Scherer, esteve à frente desta liturgia.


Deixe seu comentário