RITUAL

Festival de Outono Akimatsuri de 2020 terá Tooro Nagashi em dois dias

DE GERAÇÃO À GERAÇÃO Cerimônia do Tooro Nagashi é uma homenagem aos antepassados. (Foto: arquivo)
DE GERAÇÃO À GERAÇÃO Cerimônia do Tooro Nagashi é uma homenagem aos antepassados. (Foto: arquivo)

A programação do 35º Festival de Outono Akimatsuri, que acontecerá nos dias 18, 19, 25 e 25 de abril de 2020, contará com duas cerimônias do Tooro Nagashi, celebração em homenagem aos antepassados. A novidade já havia sido adiantada por O Diário e foi confirmada pela Associação Cultural de Mogi das Cruzes – Bunkyo, nesta semana, durante lançamento do evento.

“Teremos duas cerimônias do Tooro Nagashi e nosso grande desafio e fazer com que elas se tornem as maiores já realizadas no Brasil”, destaca o presidente do Bunkyo, Frank Tuda.

O evento de lançamento, promovido pela comissão organizadora no salão social do Bunkyo, contou com integrantes da comunidade nipo-brasileira da região, empresários e autoridades locais, como o prefeito Marcus Melo (PSDB) e o vice-prefeito Juliano Abe (MDB).

“Chegamos a 35ª edição do Akimatsuri, um evento que carrega em si costumes e tradições da comunidade japonesa e que, também, já faz parte da história de Mogi das Cruzes”, afirmou Frank Tuda.

Ao final da apresentação, o presidente do Bunkyo ainda pontuou que o sucesso do festival apenas é possível graças ao esforço conjunto de voluntários da comunidade e ao apoio de empresários e do poder público.

Considerado um dos maiores festivais japoneses do País, o Festival de Outono Akimatsuri reúne um público de aproximadamente 90 mil pessoas vindas de diversas cidades do Estado, em especial da capital paulista.

Lei de Incentivo à Cultura

O Akimatsuri 2020 foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Empresários podem destinar parte do ISS ou IPTU para patrocinar o evento. Mais informações pelo telefone 4791-2022.

Evento beneficente será sábado

Neste sábado, o Seinen-bu Mogi, grupo de jovens da Associação Centro Cultural e Esportiva Mogi das Cruzes, realizará o 1º Festival Beneficente. O evento, que conta com o apoio do Bunkyo de Mogi, acontecerá das 10h30 às 17h30, na sede da entidade (rua Presidente Campos Salles, 230, Vila Industrial) e contará com atrações gastronômicas e musicais japonesas.

Iguarias Onigiri, temaki, hot rtoll, nikuman e guioza, além de pratos brasileiros como pastel e churrasco, fazem parte das opções que o público poderá conferir durante o festival, que tem entrada gratuita.

As atrações culturais ficam por conta das apresentações do Grupo Fukushima de Taikô, do cantor Ricardo Nakase, entre outros artistas populares junto aos apreciadores da cultura nipo-brasileira.

“Nossa ideia é divulgar a cultura japonesa na região e colaborar com algumas entidades beneficentes do município. Parte do lucro obtido será revertido a essas instituições”, explica Cristina Yoshikawa, coordenadora do evento e membro do Seinen-bu.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4790-7107 e 95629-5744.

Deixe seu comentário