Festival estimula produções estudantis | O Diário de Mogi
CULTURA

Festival estimula produções estudantis

A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes recebe neste mês informações sobre os espetáculos inscritos para a 5ª edição do evento, que tem como objetivo fomentar o fazer artístico nas escolas, promover a integração dos grupos e incentivar as artes cênicas. (Foto: Divulgação)
A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes recebe neste mês informações sobre os espetáculos inscritos para a 5ª edição do evento, que tem como objetivo fomentar o fazer artístico nas escolas, promover a integração dos grupos e incentivar as artes cênicas. (Foto: Divulgação)

Neste mês, a Secretaria Municipal de Cultura recebe informações e outros detalhes sobre as produções inscritas para o Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes de 2018. Participam grupos formados por alunos matriculados em escolas públicas e particulares, de ensino médio e fundamental de Mogi das Cruzes e demais cidades do Estado.

O objetivo do Festemc é fomentar as artes cênicas entre os estudantes, bem como promover a integração do grupo escolar, a geração de público para atividades culturais, incentivo e motivação para práticas artísticas e, por fim, proporcionar a arte-educação.

Neste ano, o Festemc chegará à sua quinta edição consecutiva e será realizado entre os dias 10 e 29 de setembro, no Teatro Vasques.

Os espetáculos inscritos deverão ter no mínimo 25 minutos de duração. Durante a seleção, que vai comportar no máximo 30 espetáculos, será dada prioridade aos grupos naturais de Mogi das Cruzes.

As peças selecionadas serão avaliadas por júri composto por profissionais de arte e cultura, que têm envolvimento com teatro. São profissionais cadastrados na Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes e/ou membros da própria Pasta.

Os interessados deverão acessar a plataforma online, disponibilizada no site da Secretaria Municipal de Cultura, que definem os prazos. A data final para as inscrições é 29 de julho, porém o processo é formado por três etapas, sendo que o primeiro prazo se encerrou no último dia 31, e agora o proponente tem até o próximo dia 30, para fornecer mais informações referentes ao espetáculo, como sinopse, atores e técnicos.

A última etapa, que se encerra no dia 29 de julho, requer upload dos documentos dos participantes, o preenchimento e assinatura dos modelos de autorização de pais e responsáveis, bem como autorização de divulgação de imagem e som.

Presente no circuito cultural de Mogi das Cruzes desde a década de 90, o Festemc foi criado pelo Teatro Experimental Mogiano e assumido pelo grupo TWL – Ousadia entre 2010 e 2013. Desde então, passou para a tutela da Secretaria de Cultura, como forma de reconhecimento da história do teatro estudantil da Cidade.

Vale lembrar que o edital que regra o Festemc deste ano foi elaborado a partir de uma construção coletiva durante o programa Diálogo Aberto, que teve como tema o teatro estudantil e o regulamento do Festemc.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br, pelo telefone 4798-6988, ou diretamente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes – Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, na área central.