ARTES

Festival leva cultura de graça à Jundiapeba neste final de semana

REGIONAL Congada de Santa Ifigênia e show Forró in Concert são algumas das atrações que o Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi recebe hoje e amanhã. (Foto: divulgação)
REGIONAL Congada de Santa Ifigênia é uma das atrações que o Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi recebe hoje e amanhã. (Foto: divulgação)

Neste final de semana o distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, terá muita música, danças populares, circo, teatro infantil, cinema, oficinas e outras atrações. Tudo isso é de graça e faz parte do ‘Festival Semear’, ação viabilizada com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As atividades serão realizadas, tanto amanhã como domingo, das 10 às 18 horas, no Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, localizado ao número 930 da Rua Benedicto dos Santos. (veja quadro nesta página). Tudo começa no sábado, com a contação de histórias ‘Sertão, Poesia e Verso’ e performances lúdicas de artistas nordestinos; na sequência, a Congada de Santa Efigênia, de Mogi, vai promover por meio do bailado e tambores, um cortejo com a participação de cerca de 40 ritmistas.

Depois, no início da tarde, o Duo Clássico de Rua realiza uma apresentação que mescla música instrumental com canções populares, em um repertório especialmente elaborado para o Festival Semear; e o Grupo Jabaticaqui encerra o primeiro dia com muita dança e conhecimento popular.

Já no domingo o grupo Poesia Elevada apresenta seu espetáculo ‘Um Mundo Verde’, com artistas polivalentes que tocam, cantam e brincam em cima de pernas de pau; o Grupo Los Xerebas exibe a intervenção ‘Jardins Encantados’, com atividades lúdicas sobre o meio ambiente e a Congada do Divino de Mogi das Cruzes realiza um cortejo celebrando a Festa do Divino – principal festa de cultura popular da cidade.

Além disso, o Forró in Concert traz um grande baile com músicas brasileiras e nordestinas; e o encerramento fica por conta da Quadrilha Asa Branca e seus 40 dançarinos exibindo toda a riqueza das festas populares de junho no Brasil.

A programação ainda contempla oficinas mão na massa ligadas a preservação do meio ambiente, sessões de cinema e feira de artesanato e culinária. Presente na região deste o ano passado com workshops de educação ambiental, gastronomia, design, pintura e estêncil, um dos pilares da agenda é a sustentabilidade.

É por isso que o ‘Semear’ reúne artistas independentes, empreendedores regionais e moradores para fazer parte do evento. O objetivo é “democratizar o acesso à arte e a cultura regional, difundindo princípios da sustentabilidade e o conhecimento coletivo”.

Como explica a responsável pelo projeto, Fabiana Maugé, trata-se de “um projeto de valorização e resgate da cultura popular, democratização da arte e dos conceitos de sustentabilidade para o público”.

Patrocínio

Viabilizado com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com patrocínio da ISA CTEEP, uma das principais empresas de transmissão de energia elétrica do país. O projeto tem ainda apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, realização da FGM Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Programação Festival Semear Jundiapeba
Sábado – 08/02/2020 Domingo – 09/02/2020
 
Atrações artísticas Atrações artísticas
10h – Cerimonia de abertura 10h – Jardins Encantados
11h – Contação de Histórias: Sertão Poesia e Versos 11h – Poesia Elevada: Perna de Pau
12h – Apresentação da Congada de Mogi das Cruzes 12h – Grupo de Choro
14h – Duo Clássico de Rua 13h – Congada do Divino de Mogi das Cruzes
16h – O Planeta pede Água – Intervenção Artística 15h – Forro nas Alturas
17h – Grupo Jabaticaqui 16h – Sucata Sam- Intervenção Artística
18h – Encerramento 17h – Quadrilha Asa Branca
18h – Encerramento
Cinema
11h – ‘As Sementes’ Cinema
11h30 – ‘Nuvens de Veneno’ 10h30 – ‘Nuvens de Veneno’
13h – ‘Lixo Extraordinário’ 11h – ‘As Sementes’
17h – ‘O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida’ 12h – ‘Lixo Extraordinário’
14h – ‘FormiguinhaZ’
Oficinas 16h – ‘O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida’
10h30 – SOS Abelhas sem Ferrão
10h30 – Mundo dos Insetos Oficinas
13h – Horta em Caixa 10h – Minhocário
12h30 – Tintas da Natureza
  14h30 – Pintura Lúdica de folhas
16h30 – Instrumentos de Congada


Deixe seu comentário