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Fiat faz pequenos ajustes na linha 2020 da Toro e traz nova versão

A Endurance é uma nova versão da picape Toro que chega ao mercado com o linha 2020 (Divulgação)

Como o design sempre foi um ponto alto do modelo e o “powertrain” da picape ainda é o mais atual da marca no país, as mudanças da linha 2020 da Fiat Toro são pontuais. Externamente, com o acréscimo do “overbumper” – para-choque de impulsão com quebra-mato no para-choque -, que se integra ao desenho frontal, a picape da Fiat preserva as linhas contemporâneas e elegantes. Na caçamba, que comporta 850 litros de bagagem, um detalhe facilita a utilização: o acesso continua a ser dividido em duas portas, que se abrem em par. Na versão Endurance, a caçamba recebe agora santantônio e o vidro traseiro traz barras de proteção, para evitar danos quando se transporta cargas mais volumosas.
Para ampliar o leque de consumidores, foi incluída a nova versão de entrada Endurance, com motorização flex e câmbio manual ou automático de seis marchas e uma a diesel com transmissão automática de nove velocidades. Com preços que partem de R$ 92.990 na 1.8 Flex com câmbio manual de cinco marchas, passam por R$ 98.990 na versão com o mesmo motor e câmbio automático de seis velocidades e atingem R$ 129.990 na 2.0 Diesel 4X4 com câmbio automático de nove marchas, as configurações Endurance visam “roubar” público das versões topo de linha das picapes compactas.

Caçamba da Toro Endurance recebeu santantônio e vidro traseiro com barras de proteção (Divulgação)

Já para agradar os que apreciam um estilo mais chamativo, as versões Toro Freedom Flex e Diesel trarão ao Brasil o conceito italiano S-Design – o S vem de “shadow”, que significa sombra em inglês. Por fora, faixas adesivas no capô e na tampa traseira da caçamba, identificação da versão e motorização escurecidos, assim como emblemas criam uma nova identidade visual. O pack traz ainda santantônio e estribos laterais em preto (normalmente, são cromados) e pintura cinza na capa dos retrovisores externos, na grade superior dianteira e nas barras de teto. Para completar, as rodas também têm pintura escurecida, assim como o interior.
Essa versão vem com forrações especiais nos bancos, em tecido e couro, e volante e laterais de porta em couro com costura preta. Há um tom específico de preto para a moldura da central multimídia, as saídas de ar, as alças das portas e aros dos alto-falantes. As logomarcas no interior também são escurecidas e os adereços cromados foram substituídos pelo preto fosco e cinza. O kit conta ainda com apóia-braço central traseiro com porta-copos.

No interior, a linha 2020 da Fiat Toro agora vem com central multimídia com tela maior que a anterior (Divulgação)

E a família Toro ainda receberá no final de 2019 mais um integrante: a nova versão Ultra com uma inusitada tampa rígida para a caçamba, de série. A tampa é removível, o que facilita carregar a caçamba com objetos maiores que sua capacidade quando fechada. A versão virá equipada com motor 2.0 Diesel, tração 4X4 e câmbio automático de nove marchas.
A Toro é mais alta que um carro de passeio, mas seus acessos são bem mais fáceis em relação às picapes médias maiores. O interior é bem resolvido, com materiais que não transmitem qualquer requinte, porém, aparentam boa qualidade. Em alguns detalhes, lembra a cabine do Jeep Renegade, que utiliza a mesma plataforma. Nas novas versões Endurance, as mais depojadas, os ajustes dos espelhos externos não são elétricos e devem ser feitos por meio de pequenas hastes nas portas, algo que destoa um pouco da modernidade insinuada pelo design. Já as configurações “top”, como a Volcano e a Ranch, o requinte é compatível com os SUVs do mesmo porte.
A principal novidade interna da linha 2020 da Toro é a central multimídia, que traz tela sensível ao toque de sete polegadas. A interface é simples e intuitiva, facilitada pelos comandos no volante. Com entradas USB e auxiliar, além de conexão Bluetooth, o sistema multimídia traz ainda navegador GPS. A tela da central também mostra imagens da câmera de ré, auxiliando em manobras e estacionamento.

Elementos escurecidos, como rodas e frisos, fazem parte do visual da Toro Endurance (Divulgação)

As configurações com motor flex, como a novata Endurance, são as menos rumorosas, trepidam menos e conferem à picape um rodar mais suave e mais parecido ao dos carros de passeio. O câmbio manual de cinco marchas tem bons engates e ajuda a dar ao veículo uma sensação de leveza. Já nas configurações 2.0 Diesel, a Toro parece mais pesada. Com o barulho e a vibração característicos dos motores a diesel, o destaque é o torque elevado, gerando uma agradável sensação de que jamais faltará força para transpor os eventuais obstáculos do caminho. A tração integral cumpre a função de tornar o carro apto para o off-road, seja para o trabalho ou para o lazer. Em movimento, o 2.0 turbodiesel, com seus 170 cavalos, move a picape com autoridade. O eficiente câmbio automático de nove marchas tem trocas suaves e rentabiliza bem o trabalho do motor. (Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)