ARTIGO

Fique em casa!

Marcus Melo

Isolamento social associado às práticas criteriosas de higiene são os únicos escudos contra o novo coronavírus. Nunca um precisou tanto do outro para sobreviver. Temos de aprender (e rápido) lições obrigatórias de solidariedade, união e empatia. Com foco e sem pânico. Como inimigo se encara de frente, definimos um pacote de ações. Decretamos estado de emergência na Cidade, temos acrescentado condutas, ampliado e ajustado medidas. Sabemos dos transtornos gerados com, para dizer o mínimo, a suspensão das aulas, o adiamento de consultas e cirurgias eletivas, a redução do transporte coletivo e outras medidas adotadas também junto aos setores produtivos – que machucam a economia. Mas, não há determinação rigorosa demais quando é tomada para evitar a perda de vidas.

A proatividade é palavra de ordem. Instalamos o inédito Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal, com entrada exclusiva pelo Bloco B, sem contato com outros setores. Também criamos linha 24 horas, operada por profissionais de saúde, para orientar pessoas com sintomas do novo coronavírus: 4798-5160.

São apenas exemplos. Mais no portal da Prefeitura: mogidascruzes.sp.gov.br/coronavirus. O principal trabalho precisa vir de cada um: adotar como lei cuidados de higiene e etiqueta respiratória; e ficar em casa tanto quanto possível. Nada de levar as crianças para os avós. A Covid-19 tem efeito mais devastador sobre idosos e pessoas com doenças crônicas. A conduta individual vai ditar a proteção coletiva. Fique em casa! Sejamos responsáveis para cuidar uns dos outros. Vamos superar juntos!

Marcus Melo é administrador de empresas e prefeito de Mogi das Cruzes/SP


Deixe seu comentário