ATUALIZADO

Fogo atinge área próxima ao Real Park

CENA Bombeiros tentam conter fogo entre a Coronel Cardoso de Siqueira e a portaria do Real Park. (Foto: Eisner Soares)
CENA Bombeiros tentam conter fogo entre a Coronel Cardoso de Siqueira e a portaria do Real Park. (Foto: Eisner Soares)

Neste período de estiagem, o 17º Grupamento de Bombeiros de Mogi das Cruzes, no Shangai, recebe de 10 a 20 telefonemas diariamente para atendimento a ocorrências de fogo em mata. Por volta das 15h30 de ontem, o chamado foi para conter a queimada que tomou conta da área de vegetação entre a rua Coronel Cardoso Siqueira, na altura da Vila Natal, e a portaria do condomínio Real Park.

A fumaça chamou a atenção de moradores das proximidades, motoristas e pedestres que passavam pelo local. O Corpo de Bombeiros deslocou uma viatura e seis homens para o trabalho, prejudicado pelo forte vento, que espalhava ainda mais o fogo. Eles usaram abafadores para apagar as chamas. Apesar da grande dimensão de área atingida, não houve feridos.

Todos os anos, o período de junho a setembro concentra a maioria dos casos de queimadas não apenas na zona rural, mas também no período urbano e, principalmente, nas margens das rodovias.

Para evitar este tipo de incêndio é preciso redobrar a atenção e adotar cuidados, como não lançar pontas de cigarros pelas janelas dos veículos. Esta é uma das principais causas de queimadas porque a bituca acesa serve de ignição para o incêndio na vegetação seca. Outro fator crítico é o aumento do lançamento de balões nessa época do ano devido às festas juninas e, ainda, a utilização de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo, fogueiras e queimadas para fins agrícolas não autorizadas.

O telefone do 17º Grupamento de Bombeiros de Mogi é 4799-1234.

Deixe seu comentário