Gaema realiza vistorias em sítios de áreas ambientais

Os donos de propriedades localizadas em áreas de proteção ambiental ou sob jurisdição da Lei de Proteção dos Mananciais, nos bairros rurais de Casagrande e Sertãozinho, em Biritiba Mirim, receberam a visita, neste final de semana, de policiais ambientais que realizaram vistorias por solicitação do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), órgão ligado ao Ministério Público, para detectar eventuais abusos cometidos naquela região. De posse de uma ampla documentação, inclusive fotográfica das áreas, de décadas atrás, os policiais puderam investigar ocorrências de ocupações irregulares, desmembramentos proibidos de imóveis, desmatamentos e outras irregularidades que estariam ocorrendo num espaço quase intocável, por conta da atual legislação ambiental, já que ali estão localizadas inúmeras nascentes de pequenos córregos que contribuem para irrigar aqueles pontos do Município e servem ainda como fornecedores de água para o Rio Tietê. Os resultados das investigações ainda não foram oficialmente divulgados, mas era voz corrente entre os moradores daquela região que muitas irregularidades teriam sido encontradas, pois seria comum entre alguns a ampliação de áreas construídas para receber novos familiares, vindos até de outros estados, assim como o desmembramento irregular de propriedades que são comercializadas sem a autorização dos órgãos ligados ao meio ambiente. Até piscina em construção teria sido flagrada pelos fiscais. Como os terrenos dos bairros se localizam em Área de Proteção Ambiental (APA), as restrições são realmente muito grandes, assim como eventuais multas que vierem a ser aplicadas. Há uma grande expectativa acerca da divulgação dos dados finais das vistorias que poderão chegar à zona rural de Mogi e de Salesópolis.

Sem reeleição
O padre Gabriel Gonçalves Bina (PSD) divulgou comunicado, no final da semana passada, para informar que não é mais candidato à reeleição na Prefeitura de Santa Isabel. Próximo ao encerrar seu primeiro mandato, o religioso não explica os motivos de sua decisão. Prefere mostrar pontos que ele considera positivos de sua administração, como a chegada da Sabesp à Cidade, com um investimento de mais de R$ 90 milhões, programas de regularização fundiária e mudanças no Plano Diretor para atrair empresas.

Coletiva
“Em caráter emergencial”, segundo sua assessoria, o virtual candidato a prefeito de Mogi pelo PSD, Junji Abe, convocou para hoje à tarde, uma entrevista coletiva, em seu escritório político, no Jardim Santista. O assunto: sucessão municipal. Vai dizer se continua candidato, ou se pretende dar um outro rumo à sua carreira política.

Divino
Ao apresentar o balanço da edição deste ano da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi, hoje à tarde, na sede da Diocese de Mogi, deverá ser anunciado um crescimento de 17,5% na renda bruta do evento em relação ao ano passado, quando foram arrecadados R$ 2,9 mi. O bispo dom Pedro Stringhini também deve indicar o padre Cláudio Delfino, da Catedral, como substituto de padre Thiago Cosmo (que vai para Roma estudar), no cargo de assessor eclesiástico da Festa. Ele terá um auxiliar, a ser oficializado hoje.

Dúvida
Ao participar de uma reunião da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), na semana passada, o prefeito de Mogi e antigo integrante da entidade, Marco Bertaiolli (PSD), apresentou seu acompanhante da seguinte forma: “Apresento aqui o nosso candidato a vice-prefeito, ou a prefeito de Mogi”. O acompanhante chamava-se Marcus Melo, o ex-diretor do Semae.

Cotidiano

SONINHO  A garotinha dorme ao volante e invade a faixa da pista contrária no Parque Leon Feffer, em Braz Cubas, durante este último final de semana. (Foto: Carmelo Riolo)
SONINHO A garotinha dorme ao volante e invade a faixa da pista contrária no Parque Leon Feffer, em Braz Cubas, durante este último final de semana. (Foto: Carmelo Riolo)

Frase
A Cidade é luz, é sol, é água, é árvore, é sombra, é calçada, é jardim, é barulho. Tudo isso é a Cidade.
Erineuda Ventura, arquiteta, na entrevista de domingo, em O Diário.