NOVIDADE

Grupo Shibata constrói novo complexo na Vila Industrial

EM ANDAMENTO O prédio do centro administrativo do grupo está em construção na Vila Industrial. (Foto: Elton Ishikawa)
EM ANDAMENTO O prédio do centro administrativo do grupo está em construção na Vila Industrial. (Foto: Elton Ishikawa)

A rede de supermercados Shibata, criada há 43 anos em Mogi das Cruzes, vai contar em breve com um novo complexo na Vila Industrial, com uma central administrativa, um novo hipermercado e um centro comercial. As obras seguem em ritmo acelerado e a sede administrativa será o primeiro de três prédios que serão inaugurados no bairro.

Está previsto para 2021 o funcionamento de um centro de compras com cerca de 50 lojas, que promete grande impacto na economia da região. A direção do grupo não divulgou mais detalhes do empreendimento nem o valor do investimento. Também não revelou os postos de emprego diretos e indiretos que serão gerados.

Além da nova unidade na Vila Industrial, a rede também tem planos para a inauguração de outras duas lojas em 2020. Uma delas terá Taubaté como destino, já a outra ainda tem sua localização estudada.

O novo centro comercial da Vila Industrial possui localização estratégica – ao lado da recém-inaugurada Avenida das Orquídeas, que liga Mogi das Cruzes a Suzano e dá acesso ao Rodoanel Leste. O empreendimento ocupará uma área de 3.000 m².

A primeira das obras do complexo em execução é a da central administrativa, prevista para ser finalizada em 2020. A estrutura já erguida desperta a atenção de quem transita pela avenida Cavalheiro Nami Jafet. O prédio possuirá quatro andares e ocupará uma área de 7.500 m². A unidade deverá centralizar todos os setores operacionais da empresa. Ocupará o espaço onde atualmente é utilizado para o minicentro de distribuições e a central de compras da rede, ao lado do hipermercado da Vila Industrial.

Departamentos como de compras, comercial, marketing e outros ligados diretamente ao comando administrativo do Grupo Shibata estarão instalados no prédio que terá comunicação online e permanente com cada uma das lojas espalhadas pela cidade, região, Vale do Paraíba e litoral.

O projeto da central é de autoria do arquiteto Guilherme Mattos. Com o equipamento, a rede pretende alocar todos seus colaboradores, que atualmente trabalham em prédios separados, em um único local.

A estrutura contará com um auditório, sala de coaching e de treinamentos, refeitório, área gourmet em parceria com fornecedores, área de descanso. Segundo a rede, tudo é pensado no bem-estar, na capacitação e desenvolvimentos dos cerca de 5 mil colaboradores.

Já o novo hipermercado da rede está previsto para outubro de 2020 e terá uma área de 4 mil m² de venda.

“A loja atual da Vila Industrial é antiga, passou por algumas reformas e melhorias, mas nossos clientes mogianos querem uma loja nova, e a cidade merece uma loja moderna. Nós vamos realizar esse pedido com muito orgulho. E esperamos superar as expectativas dos nossos consumidores”, destaca a direção do grupo, por meio da assessoria de imprensa.

A rede ainda tem planos para um novo Centro de Distribuição, que ocupará o terreno de 132 mil m² arrematado pelo grupo em 2016 por R$ 14 milhões, que pertencia à Mogi Tubos (antiga Cosim), localizado ao lado do atual Supermercado Shibata da Vila Industrial.

A Mogi Tubos foi a última empresa a funcionar dentro da área da antiga Mineração Geral do Brasil, construída na década de 1940 pelo Grupo Jafet, que tinha o sonho de transformar Mogi em um grande polo siderúrgico. A empreitada durou pouco mais de 20 anos, até se afundar em problemas financeiros, abrir concordata e paralisar as atividades, em janeiro de 1965.

Loja do Socorro deu inicio a rede de supermercados

Há 43 anos, o casal Massanosuke e Kimie Shibata e os três filhos João, Antônio e Paulo abriram o primeiro Supermercado Shibata, o Shibatinha, no Bairro do Socorro, iniciando uma trajetória marcada por várias conquistas. Atualmente com 25 lojas, a rede já superou a marca de 5 mil colaboradores.

Já a segunda unidade, o Hipermercado Shibata, foi inaugurada em 1989, no Mogilar. Em 1996, a Vila Industrial ganhou o segundo hipermercado do grupo e três anos depois veio o investimento no Mogi Moderno, em sociedade com os irmãos Kimoto. No mesmo ano, os Shibata adquiriram dois supermercados da bandeira Mogiano, passaram a administrar seis lojas na Cidade e, ainda em 1999, as negociaram com o Grupo Pão de Açúcar.

O recomeço aconteceu no Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde o grupo abriu uma loja em Caraguatatuba e outra em Jacareí. Em 2001, foram abertas a segunda unidade de Jacareí e a primeira de Taubaté. O Shibata chegou a Biritiba Mirim em 2002 e dois anos depois retomou atividades em Mogi, reabrindo a loja da Vila Industrial.

No dia 14 de Março de 2019 inauguração da 1ª loja na cidade de Poá-SP e 24ª loja da rede com a bandeira Shibata, com 2.500 m² de área de vendas, 20 check outs e amplo estacionamento.

No dia 21 de Março de 2019 inauguração da 25ª loja foi na cidade de São Paulo, em São Miguel Paulista, com 3.600 m² de área de vendas, 30 check outs e estacionamento com dois 2 pavimentos.


Deixe seu comentário