NEGÓCIOS

HBR Realty, do grupo Hélio Borenstein, compra o Suzano Shopping

Empresa assume o centro de compras e amplia sua atuação no segmento. (Foto: Eisner Soares)
Empresa assume o centro de compras e amplia sua atuação no segmento. (Foto: Eisner Soares)

A HBR Realty Empreendimentos Imobiliários, braço da mogiana Hélio Borenstein S/A, dedicada à administração de imóveis próprios, acaba de adquirir o Suzano Shopping. Com isso, amplia sua atuação no segmento, dentro do qual já detém o Mogi Shopping (34 mil m2 de área locável, 202 lojas), o Patteo Olinda Shopping (51 mil m2, 450 lojas) e acaba de lançar o Patteo Urupema, em Mogi (9,1 mil m2, 82 lojas).

O Suzano Shopping tem hoje 23,6 mil m2 de área locável, com 113 lojas, dentre as quais 7 âncoras e 13 megalojas.

Centro Comercial terá mais de 4,5 mil m² de lojas

De imediato, a HBR Realty prevê a ampliação do espaço do Suzano Shopping em 4,5 mil m2, que abrigarão 24 novas lojas. O centro de compras foi construído, há pouco mais de 20 anos, por empresários de Suzano e, desde agosto de 2007, integrava o portfólio da General Shopping & Outlets, empresa de Guarulhos que atua no segmento desde 1989.

Criada em dezembro de 2011 pela Hélio Borenstein S/A., a HBR Realty Empreendimentos Imobiliários integra o grupo empresarial do qual fazem parte também a Helbor, fundada em 1977 pela mesma Hélio Borenstein S.A. e hoje com ações cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo e a Alden Desenvolvimento Imobiliário, parceria com o Grupo Suzano e responsável pelo projeto de ocupação urbana da Fazenda Rodeio, em César de Souza.

Henrique Borenstein, cuja família controla a holding do grupo, disse ontem que a “aquisição do Suzano Shopping é uma aposta no momento que o Brasil vive, avaliável pelo fôlego que – apesar de tudo – o mercado demonstra nestes primeiros meses do ano”. Ele esquiva-se, em decorrência de cláusulas contratuais, de revelar o montante da transação. Mas adianta que a HBR Realty tem estado feliz com as ações na área de shopping center: ampliou sua participação, que já era maioritária, no Patteo Olinda Shopping (Pernambuco) e tem razões para comemorar o investimento inicial feito há três anos no Mogi Shopping Center e ampliado agora com o projeto de expansão.

Outlet será inaugurado neste ano
A venda do Suzano Shopping para a HBR Realty não significa a saída, em definitivo, da General Shopping & Outlets do Alto Tietê. A empresa, surgida em Guarulhos há 30 anos vendeu este ano, além de Suzano, a parcela minoritária (9%, por R$ 125,5 milhões) que detinha no Internacional Shopping Guarulhos. Também negociou direitos de usufrutos que detinha, sobre empreendimentos seus (incluindo o de Suzano), pagando em dinheiro e transferência de direitos, o equivalente a R$ 69 milhões.

Mas, há dois meses, anunciou a construção de novo shopping Outlet Premium, com 120 lojas, no entroncamento das rodovias Ayrton Senna e Mogi-Dutra. A marca Outlet Premium identifica centrais de compras, geralmente ao lado de grandes rodovias, que reúnem lojas de grife, com desconto, em alamedas a céu aberto.

A General Shopping administra quatro desses empreendimentos, com endereços em Brasília (quilômetro 21 da BR 060), Rio de Janeiro (Rodovia Washington Luiz, km 109/Duque de Caxias), Bahia (Estrada do Coco, km 12,5/Camaçari) e São Paulo (Rodovia dos Bandeirantes, km 72/Itupeva).

O Outlet Premium de Mogi, segundo informe da companhia, terá 120 lojas em 24 mil m2 de área locável e sua primeira etapa deve ficar pronta até o final deste ano.