ARTIGO

Inovação na gestão pública

Marcus Melo

Desde o início da gestão, dirigimos esforços para estimular, reforçar e multiplicar iniciativas inovadoras, capazes de facilitar o acesso a serviços públicos e melhorar ações cotidianas. Explorar tanto quanto possível as ferramentas tecnológicas, a serviço das pessoas, é uma dos desafios diários da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que se esforça para oferecer mais transparência e elevar a qualidade de vida para os mogianos.

De cara, procuramos democratizar a navegação na internet, garantindo wi-fi gratuito em pontos de grande movimentação. O projeto Praças Digitais já atende a 15 localidades e continua em expansão, além dos novos ônibus dotados de wi-fi gratuita.

Consultar horários e itinerários os ônibus do sistema municipal de transportes é coisa que se faz na palma da mão. Com o aplicativo para smartphones Mogi no Ponto, o passageiro acompanha o trajeto do seu ônibus e sabe o tempo que ele levará para chegar ao ponto de parada de seu interesse, além de ter outras informações.

Também lançamos o Polo Digital, espaço para integração, criação de startups e desenvolvimento de ideias e habilidades, que não tardará para dar origem a um Centro de Inovação Tecnológica. Na guerra contra a burocracia que trava investimentos, criamos a Sala do Empreendedor, responsável por reduzir de 5 dias úteis para menos de 24 horas o prazo de abertura de uma empresa. Ambas as iniciativas conquistaram o 1º lugar no prêmio Prefeito Empreendedor 2019 e também o Inova Cidade.

Outro passo importante foi o Sistema de Aprovação Digital de Projetos, que diminuiu de 60 para 7 dias o prazo de tramitação de projetos residenciais. Vale citar a educação que concentra boa parte das inovações. Começa pela Carteirinha Educa+Mogi, que permite aos pais acompanharem on-line a vida escolar dos filhos, pelo computador ou celular. Nas aulas, games e óculos de realidade virtual ajudam os alunos a aprender Astronomia, História e Ciências.

São apenas alguns exemplos do conjunto de ações que renderam a Mogi posições de destaque em dois setores do ranking Connected Smart Cities 2019, realizado pela Urban Systems após análise de todas as cidades do Brasil com mais de 50 mil habitantes. Despontamos entre as 100 melhores nos eixos de Tecnologia e Inovação (65ª) e Economia (70ª).

Marcus Melo, administrador de empresas, é prefeito de Mogi das Cruzes/SP

Deixe seu comentário