ATENDIMENTO

INSS de Mogi retoma serviços após queda de sistema

Após três dias sem sistema, a agência do INSS de Mogi das Cruzes retomou o atendimento ontem.

Após três dias sem sistema, a agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Mogi das Cruzes retomou o atendimento na manhã de ontem. Serviços como perícias, retirada de extrato e todos os outros deixaram de ser realizados neste período e preocupou aqueles que precisam desses procedimentos, sobretudo para receber o benefício.

Logo no início da manhã, às 7 horas, além da fila de espera, havia ansiedade entre os beneficiários para saber se conseguiriam o atendimento. Entre eles estava o montador Vanderlei Luiz Matt, de 50 anos. Ele tinha perícia agendada para o primeiro horário, às 7 horas. Quando entrou, foi informado de que o procedimento seria realizado, no entanto, só às 10 horas. “Fiquei afastado por seis anos e meio, mas tive alta. Tentei voltar a trabalhar, mas não consegui. Estava ansioso para saber se conseguiria o atendimento hoje”, destacou.

Daniela Gelk Messias, de 26 anos, precisava passar por perícia às 7h40, mas chegou só às 8 horas. Ainda assim foi atendida e disse que a situação já havia se normalizado dentro do prédio. “Tinha uma funcionária orientando o pessoal que perdeu a perícia porque a agência fechou e as outras atendendo quem tinha agendamento para hoje. Deu tudo certo na minha perícia”, disse.

O motorista Sérgio Dueno, de 52 anos, está entre os que perderam a perícia. Ela estava agendada para a última terça-feira, quando a agência não abriu. Ontem, ele ligou no telefone 135, da Previdência Social, e foi orientado a esperar em casa a data do novo agendamento, mas preferiu ir até a agência de Mogi, onde remarcou a avaliação para o dia 7 de junho. “Quebrei o pé e vou ficar afastado, no mínimo, por 45 dias, então a perícia sendo na semana que vem, não vai me atrapalhar tanto. O problema mesmo foi que fiquei esperando aqui das 8 às 13 horas na terça-feira, em busca de resposta”, explicou.

Em nota, o INSS informou que na manhã de terça-feira houve interrupção no fornecimento do circuito pela operadora de telecomunicações, impossibilitando o funcionamento dos sistemas do INSS em Mogi. A operadora restabeleceu ontem o serviço e os sistemas do INSS voltaram a funcionar.

Com relação aos atendimentos agendados, como aposentadorias, pensões e outros serviços, os segurados foram orientados a retornar nos próximos dias à agência, que digitalizará a documentação para posterior inclusão no sistema, sem necessidade de remarcação do atendimento. Com isso, o andamento da solicitação poderá ser acompanhado por meio do telefone 135 ou do site do Meu INSS.

“Quanto à perícia médica, os segurados foram orientados a reagendar o atendimento pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS. O tempo médio de espera pela perícia na agência do INSS em Mogi está hoje em apenas 5 dias. Já quanto ao atendimento que não demandava acesso ao sistema, as pessoas receberam normalmente orientações e informações. Acrescentamos que, caso o segurado faça jus ao benefício, estão garantidos a data em que foi agendado o pedido e os valores atrasados, com correção monetária”, trouxe a nota enviada a O Diário.