INTERVENÇÕES

Instituto Anna de Moura revitaliza Praça da Juventude, em Mogi

ATENÇÃO Moradores mudam o visual da Praça da Juventude, onde são realizadas apresentações artísticas de crianças e jovens. (Foto: Elton Ishikawa)
ATENÇÃO Moradores mudam o visual da Praça da Juventude, onde são realizadas apresentações artísticas de crianças e jovens. (Foto: Elton Ishikawa)

Diariamente, a Praça da Juventude, no Jardim Aeroporto III, atrai um grande público para o desenvolvimento de diversas atividades. No local, acontecem aulas de balé, atividades direcionadas para os idosos, além de existirem quadras e uma pista de skate. O espaço fica próximo ao Instituo Anna de Moura que, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, vem promovendo uma ação para que a população da região cuide e aproveite ainda mais o lugar.

Com recomendações da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, que informou sobre as espécies permitidas, os assistidos do Instituo têm plantado árvores no espaço, que são colocadas dentro de pneus coloridos também pintados por eles. “Este ano o tema que estamos trabalhando com os jovens é a cidadania e, por isso, estamos fazendo este tipo de ação. A ideia é mostrar para eles que os espaços públicos precisam ser conservados e incentivar isso não só neles, mas também nos moradores do bairro”, disse Elias Tomé da Silva Pires, presidente do Anna de Moura.

Em meio às atividades que vêm sendo desempenhadas ao longo de 2019, os adolescentes também já participaram da revitalização de uma viela, a qual intitularam de Viela da Esperança por meio de votação em uma rede social. Na ocasião, a Prefeitura fez um trabalho de recuperação dos muros da passagem e a implantação do sistema de iluminação e de quatro floreiras.

Além disso, pessoas que se solidarizaram com a ação doaram tintas para a pintura dos muros, que também foi feita de maneira voluntária. Os blocos do chão da viela foram nivelados de acordo com o nível da rua. O presidente conta que as atividades animam os jovens, que de cara se empolgam e aceitam participar. “Eles ficam muito felizes de poder ajudar e isso é muito bom. Espero que isso que a gente tem feito pelo bairro conquiste também a comunidade”, pontuou.

O secretário municipal de Esportes, Nilo Guimarães, revela que além das árvores que estão sendo plantadas, a pasta vai garantir uma série de outras melhorias para a Praça da Juventude. A estrutura do local recebeu pintura, a Academia da Terceira Idade (ATI) terá equipamentos substituídos por outros mais novos, um playground também será implantado, além de serem promovidas melhorias na pista de skate e de parte de um telhado já ter sido refeita.

“A demanda de manutenção nos equipamentos da cidade é muito grande, por isso às vezes demora um pouco para acontecer. Aos poucos a gente vai melhorando o espaço e contar com o apoio do Anna de Moura para isso é fundamental. É muito importante para que as pessoas se apoderem do equipamento, sintam-se em casa. Construir é fácil, fazer a manutenção nem tanto. Mas o mais difícil é atrair a população para usar o espaço e lá nós estamos conseguindo isso”, comentou o secretário.

O Instituto Anna de Moura, que atende jovens de 7 a 17 anos, comemorou 81 anos. Hoje, 350 assistidos frequentam o espaço, sendo moradoras do Jardim Aeroporto III e dos arredores. São mais de 3,6 mil m² de área construída, onde os frequentadores têm a oportunidade de participar de diversas oficinas.


Deixe seu comentário