NOVIDADE

JAC Motors traz SUV totalmente elétrico por R$ 140 mil

O SUV totalmente elétrico da JAC Motors já está em pré-vendas por R$ 140 mil (Foto Divulgação)

A JAC Motors está lançando o iEV 40, primeiro SUV com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil, que deve chegar em junho ao mercado. A pré-venda do modelo começa hoje, dia 25, com preço de R$ 140 mil. Trazido da China, mercado que representa mais da metade de todos os modelos elétricos do mundo, o JAC iEV 40 foi responsável pela venda de 43 mil unidades em 2018 naquele país.
Dotado de bateria que acumula capacidade máxima de 40 kWh, o JAC iEV 40 terá autonomia de 300 quilômetros, de acordo com o ciclo europeu (NEDC). Para recarregá-lo, o proprietário irá conectá-lo a uma tomada elétrica de 220 volts e por oito horas. Mas há a opção de “abastecê-lo” no modo rápido: 80% da carga em apenas 1 hora, desde que se adquira um equipamento próprio.

Previsão é que o modelo elétrico chegue ao mercado no mês de junho (Foto Divulgação)

O consumo é equivalente ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade. “Encher o tanque” – na verdade, recarregar a bateria – custa entre R$ 14 e R$ 18, dependendo do custo da energia elétrica na região. Diante da comparação com qualquer modelo movido a motor por combustão (gasolina ou etanol), o JAC iEV 40 tem um custo seis vezes menor por km rodado, além de preservar o meio ambiente com emissão zero de poluentes.
O JAC iEV 40 é equipado com freios regenerativos, que garantem a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito, com um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais.

JAC Motors diz que o iEV 40 pode ser carregado totalmente em oito horas numa tomada comum de 220 volts (Foto Divulgação)

Por fim, o modelo conta também com o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade, poupando todo o conjunto de freios e até triplicando a vida útil de pastilhas e discos.
Com cinco anos de garantia total, incluindo as baterias, o JAC iEV 40 vai oferecer diversas outras vantagens ao seu proprietário, como o pagamento do IPVA reduzido ou até mesmo um “passe livre” em cidades que adotam o rodízio urbano de veículos, como São Paulo.