INFORMAÇÃO

Jornada Diocesana da Juventude será domingo

EM OBRAS Funcionários de empreiteira fazem a troca de guard rail no trecho da ligação rodoviária Mogi das Cruzes-Bertioga, ainda em obras. (Foto: Eisner Soares)
EM OBRAS Funcionários de empreiteira fazem a troca de guard rail no trecho da ligação rodoviária Mogi das Cruzes-Bertioga, ainda em obras. (Foto: Eisner Soares)

Encontro de jovens de todo o Alto Tietê será na Catedral de Santana

Com o objetivo de reunir os jovens católicos que participam das atividades em paróquias e comunidades que integram a Igreja na Região do Alto Tietê, acontece neste domingo a Jornada Diocesana da Juventude, em Mogi das Cruzes. O evento que faz parte do calendário de atividades da Igreja Católica no Brasil e no resto do mundo é realizado anualmente em cada uma das dioceses. Neste ano, o tema da Jornada será “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim, segundo a Tua palavra”, extraído do Evangelho de Lucas. Uma missa presidida pelo bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral de Santana, a partir de 9 horas, dará início à Jornada, onde, logo em seguida, os jovens deverão participar de uma conversa e de uma palestra do próprio religioso. As atividades deverão se estender durante toda a manhã, com outras conversas e debates acerca de temas ligados à juventude cristã e assuntos de interesse dos jovens da região. O encerramento das atividades está previsto para as 12 horas. A Jornada Diocesana é organizada pelo Setor Juventude da Diocese de Mogi das Cruzes, coordenado pelo padre Reginaldo Martins da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Poá, que também estará presente ao evento, ao lado do bispo e de outros religiosos. A relação entre os jovens e a Igreja, assim como outros temas ligados à realidade atual do País deverão fazer parte dos assuntos a serem abordados por dom Pedro Stringhini durante a conversa, no interior da Catedral. Além de assuntos que avaliam o relacionamento dos jovens com as atividades ligadas ao Catolicismo, outros temas de interesse geral, até mesmo as atuais relações político-sociais com sérios reflexos para a juventude, como a questão educacional e o mercado de trabalho, poderão fazer parte das discussões, que prometem ser elucidativas ao extremo, em razão, principalmente, da disposição do bispo Stringhini de ir a fundo nestas questões.

Integração

A Itaquareia continua desenvolvendo uma política de integração com os vizinhos da área recentemente adquirida por ela, no distrito de Jundiapeba. Nesta semana, um grupo de 30 moradores visitou a Unidade 4 da empresa, como parte do programa “Conheça”, desenvolvido pelo Instituto Abaré Itaquareia, que levou os visitantes a conhecerem a estrutura e os processos produtivos do grupo. Foram recepcionados cinco adultos e 25 crianças do projeto “Amigos e Eu”, uma escolinha de futebol organizada por lideranças do bairro e apoiada pela empresa.

Cultura

A administração pública da Cultura em Mogi das Cruzes será analisada, hoje à tarde, por Jair Aparecido Gusman Pedrosa, durante a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Gestão Cultural, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, na Capital. Ele, Darly Gonçalves e Mário Barroso irão comparar como a Cultura é tratada nas cidades de São Luiz do Paraitinga, São Roque e Mogi.

Cabides

A vereadora Fenanda Moreno (PV) quer tornar obrigatória a instalação de ganchos do tipo cabides, ou suportes de bolsas, sacolas e outros pertences em instalações sanitárias de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, além de locais de cultos religiosos e repartições públicas de Mogi. Os equipamentos, segundo projeto de lei da vereadora, deverão ser colocados nas cabines individuais dos banheiros para evitar que os acessórios pessoais sejam contaminados por bactérias e outros agentes nocivos à saúde.

Gorjetas

Um levantamento realizado pela Fundação Procon de São Paulo revelou que 86% dos consumidores sabem que a gorjeta é opcional: desses, 68% afirmam que pagam pelo serviço. Entre os pagantes, 43% informam que adotam tal medida para recompensar a boa qualidade do atendimento e 38% por se sentirem constrangidos em não pagar. A consulta mostra ainda que entre os consumidores que pagam gorjeta e os que acham ser obrigatório o serviço, 95% informam que pagam o percentual sugerido pelo estabelecimento, que na maioria das vezes, fica em 10%. O levantamento feito via internet teve o questionário respondido por 2.236 consumidores.

Frase

Um homem tem, em média, cerca de 30 kg de músculos e apenas 1,5 kg de cérebro – o que explica muita coisa.

Sérgio Porto, o StanislawPonte Preta (1923-1968), cronista, escritor, radialista, comentarista, teatrólogo, jornalista, humorista e compositor brasileiro