COMPETIÇÃO

Judoca mogiano fatura bronze no Grand Slam e se classifica para Campeonato Mundial

Atleta sub-21, William Lima vence luta com o russo Abdula Abdulzhalilov na categoria meio-leve masculina, em Brasília. (Foto: divulgação – Rafael Burza – CBJ)

O judoca mogiano Willian Lima vai com moral para o Campeonato Mundial sub-21, programado para Marrakech, no Marrocos, a partir deste sábado. Ele conquistou no último domingo a medalha de bronze no Grand Slam de Judô Brasília. A vitória na disputa do pódio foi sobre o russo Abdula Abdulzhalilov na categoria meio-leve masculina (66 kg). O evento, que termina hoje no Centro Internacional de Convenções do Brasil, tem a presença de alguns dos melhores atletas do mundo, na competição que garante até 1000 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ), e de grande importância na corrida por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Em chave com 38 lutadores, Lima só caiu na semifinal, quando foi superado pelo italiano Manuel Lombardo. Com o revés, ele foi para a disputa do bronze, quando superou por wazari o russo Abdula Abdulzhalilov. O ouro foi conquistado pelo brasileiro Daniel Cargnin, que treina com o mogiano no Clube Pinheiros.

Na campanha em Brasília, Lima foi o campeão da chave D. Na estreia, já na ele passou pelo cubano Osniel Solis. Depois superou Imad Bassou (Marrocos) e se colocou entre os oito melhores da competição.

Na batalha para a semifinal, Lima derrotou o francês Kilian Le Bouch. Mas não conseguiu a vaga para a decisão, sendo superado pelo italiano Lombardo, passando para a batalha pela medalha de bronze.

Agora Willian Lima vai representar o Brasil no Campeonato Mundial sub-21. A lista dos convocados foi divulgada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Ele garantiu sua convocação depois de vencer o Campeonato Brasileiro, realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA), no mês passado.

Na decisão, ele superou o gaúcho Marcelo Lemes e somou pontos importantes para o ranking nacional da sua classe. Na Europa, Lima vai fazer parte de um grupo de 17 judocas – sendo que 10 atletas são da Federação Paulista de Judô (FPJ) – quatro no feminino e seis no masculino.

Depois de ser revelado para o esporte na Associação Namie de Judô (ANJ), Lima se transferiu para o Pinheiros, onde vem conquistando excelentes resultados na modalidade.

Atual número 8 do mundo no ranking júnior da FIJ, Lima começou a se destacar no cenário internacional em 2017, quando garantiu bronze em etapa do Campeonato Europeu Cadete, em Antalya (Turquia). Seu primeiro ouro foi na etapa de Zagreb (Croácia). Neste ano, ele já faturou o Pan-Americano Júnior e foi terceiro colocado em etapa de Berlim do Europeu, em julho.

Deixe seu comentário